Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vinho do Porto envelhecido por 80 anos traz aromas de nozes, mel, café e figo

Porto Tawny 80 anos chega às lojas

Envelhecer bebidas alcoólicas combina tradição e ciência em busca de sabores cada vez mais únicos. Os produtores de vinho do Porto resolveram elevar essa arte que tão bem dominam a um patamar mais alto.

O Instituto do Vinho do Porto e do Douro criou no início do ano a classificação 80 anos para os Tawny, sua variedade que tem um envelhecimento prolongado. Para ter essa distinção no rótulo, a bebida precisa ser preparada com vinhos que tenham idade média de, no mínimo, 8 décadas de guarda. Em outras palavras, são utilizados vinhos produzidos com uvas cultivadas na primeira metade do século XX.

Dois produtores já lançaram suas versões octogenárias, em edições limitadíssimas.

Fundada em 1820, a Graham’s apresentou seu Porto Tawny 80 anos agora em abril. O responsável pelo blend foi o mestre provador Charle Symington, da quarta geração da família proprietária, em uma homenagem a seu pai, Peter Symington. Foram utilizados vinhos envelhecidos em cascos de carvalho. Apenas 600 unidades foram produzidas, que são vendidas a 2.000 euros.

A nota de prova realizada pelos enólogos (e essa parte sempre é muito legal…) encontrou uma gama de aromas com nozes, mel, café e figos secos. Na boca, suaves notas de tangerina, marmelo, praliné, baunilha e, depois, uma sugestão de caramelo torrado no longo final, encerrando com notas de tabaco e chá preto.

A Taylor’s, que produz vinhos desde 1692, lançou em março o Taylor’s Victory Port, em homenagem aos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Foram disponibilizadas apenas 1.945 garrafas, todas numeradas, acondicionadas em uma bonita caixa de madeira de freixo. Os interessados pagam 600 euros.

‘As notas de prova falam de uma tonalidade mogno profunda, com reflexos dourados acobreados na borda’. O nariz revela uma ‘complexidade aromática, com notas de rum, passas, melaço e caramelo. No nariz, revela uma magnífica complexidade aromática, rica e envolvente’. O paladar traz ‘nuances de noz-moscada, pão de gengibre, anis e marmelo, seguidas (quanta criatividade!) por uma explosão de pimenta preta, figos maduros, pudim de frutas e damasco em calda.’

O vinho do Porto é uma variedade única de vinho, produzida na região demarcada do Douro, em Portugal. Seu processo de fabricação inclui a adição de aguardente vínica para interromper a fermentação, tornando a bebida mais doce e mais alcoólico.

Após a fortificação, o vinho envelhece em barris de carvalho. As variedades Porto Branco e Ruby, mais jovens, são guardadas em balseiros de pelo menos 20 mil litros. No caso dos Tawny, os vinhos são transferidos para pipas de 550 litros, o que aumenta o contato da bebida com a madeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts relacionados:

Mais famoso clube de uísque do mundo reabre bar na Escócia após reforma de R$ 3 milhões

Mais famoso clube de uísque do mundo reabre bar na Escócia após reforma de R$ 3 milhões

O The Scotch Malt Whisky Society é o mais famoso clube de uísque do mundo, com mais de 37.000 membros de mais de vinte países.

Licor de uísque irlandês Baileys ganha embalagem sustentável de papel

Licor de uísque irlandês Baileys ganha embalagem sustentável de papel

Devagar, a indústria de bebidas alcoólicas vai buscando caminhos mais sustentáveis para comercializar seus produtos.

Os fabricantes do famoso licor de creme irlandês Baileys começaram a testar uma inovadora embalagem.

Trata-se de uma garrafa de fibra moldada a seco, feita 90% de papel, com selo de alumínio e um fino revestimento de plástico, que não precisa ser separado antes da reciclagem.

Ballantine’s celebra John Lennon e Elton John em garrafas exclusivas

Ballantine’s celebra John Lennon e Elton John em garrafas exclusivas

Dois gênios da música mundial receberam uma homenagem em grande estilo do uísque Ballantine’s.

John Lennon e Elton John foram escolhidos para a ampliar a galeria da True Music Icons, que surgiu para festejar artistas que criaram um legado na cultural musical global.

Os autores de Imagine e Rocket Man serão temas de garrafas personalizadas, em edições limitadas. Os produtos estarão disponíveis para a venda em 23 de setembro.

Eles se juntaram às bandas AC/DC e Queen, escolhidas no ano passado para estrear essa espécie de panteão do rock pop da marca escocesa.

O líder dos Beatles, assassinado em 1980 em Nova York, será lembrado no recipiente com seu logotipo oficial e um autorretrato.

A rota chilena para ter um bom vinho com uvas da Ilha de Páscoa

A rota chilena para ter um bom vinho com uvas da Ilha de Páscoa

As autoridades responsáveis por promover o vinho no Chile deram mais um passo para ampliar as fronteiras na bebida.

Em busca de um bom malbec, Miolo compra vinícola na Argentina

Em busca de um bom malbec, Miolo compra vinícola na Argentina

Eis uma boa notícia para os brasileiros que gostam de vinho. A Miolo anunciou no início de dezembro a compra da Bodega Renacer, localizada no entorno de Mendoza, na Argentina, aos pés da Cordilheira dos Andres.

É uma vinícola boutique, com 30 hectares de vinhedo, alguns com mais de 70 anos, e equipamentos modernos. Produz, entre outras uvas, cabernet franc, cabernet sauvignon e, claro, malbec.

Sua produção anual é de 1,3 milhão de garrafas por ano, com foco no mercado premium e em exportação. Dá para comprar alguns de seus (bons) rótulos em supermercados brasileiros. O local tem ainda um restaurante com uma estrela Michelin e um programa de enoturismo concorrido entre os brasileiros.