Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Categoria:

Outros papos de balcão:

Vinho do Porto envelhecido por 80 anos traz aromas de nozes, mel, café e figo

Porto Tawny 80 anos chega às lojas

Envelhecer bebidas alcoólicas combina tradição e ciência em busca de sabores cada vez mais únicos. Os produtores de vinho do Porto resolveram elevar essa arte que tão bem dominam a um patamar mais alto.

O Instituto do Vinho do Porto e do Douro criou no início do ano a classificação 80 anos para os Tawny, sua variedade que tem um envelhecimento prolongado. Para ter essa distinção no rótulo, a bebida precisa ser preparada com vinhos que tenham idade média de, no mínimo, 8 décadas de guarda. Em outras palavras, são utilizados vinhos produzidos com uvas cultivadas na primeira metade do século XX.

Dois produtores já lançaram suas versões octogenárias, em edições limitadíssimas.

Fundada em 1820, a Graham’s apresentou seu Porto Tawny 80 anos agora em abril. O responsável pelo blend foi o mestre provador Charle Symington, da quarta geração da família proprietária, em uma homenagem a seu pai, Peter Symington. Foram utilizados vinhos envelhecidos em cascos de carvalho. Apenas 600 unidades foram produzidas, que são vendidas a 2.000 euros.

A nota de prova realizada pelos enólogos (e essa parte sempre é muito legal…) encontrou uma gama de aromas com nozes, mel, café e figos secos. Na boca, suaves notas de tangerina, marmelo, praliné, baunilha e, depois, uma sugestão de caramelo torrado no longo final, encerrando com notas de tabaco e chá preto.

A Taylor’s, que produz vinhos desde 1692, lançou em março o Taylor’s Victory Port, em homenagem aos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Foram disponibilizadas apenas 1.945 garrafas, todas numeradas, acondicionadas em uma bonita caixa de madeira de freixo. Os interessados pagam 600 euros.

‘As notas de prova falam de uma tonalidade mogno profunda, com reflexos dourados acobreados na borda’. O nariz revela uma ‘complexidade aromática, com notas de rum, passas, melaço e caramelo. No nariz, revela uma magnífica complexidade aromática, rica e envolvente’. O paladar traz ‘nuances de noz-moscada, pão de gengibre, anis e marmelo, seguidas (quanta criatividade!) por uma explosão de pimenta preta, figos maduros, pudim de frutas e damasco em calda.’

O vinho do Porto é uma variedade única de vinho, produzida na região demarcada do Douro, em Portugal. Seu processo de fabricação inclui a adição de aguardente vínica para interromper a fermentação, tornando a bebida mais doce e mais alcoólico.

Após a fortificação, o vinho envelhece em barris de carvalho. As variedades Porto Branco e Ruby, mais jovens, são guardadas em balseiros de pelo menos 20 mil litros. No caso dos Tawny, os vinhos são transferidos para pipas de 550 litros, o que aumenta o contato da bebida com a madeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts relacionados:

Um rótulo personalizado por IA para deixar seu Blue Label ainda mais exclusivo

Um rótulo personalizado por IA para deixar seu Blue Label ainda mais exclusivo

O uísque Johnnie Walker preparou algo especial para os fãs da marca que visitarem seu espaço imersivo na Princes Street, em Edimburgo, na Escócia, agora em agosto.

Alguns deles terão a chance de utilizar a inteligência artificial para personalizar sua garrafa de Blue Label, a partir de obras de Scott Naismith, premiado artista plástico escocês.

A brincadeira vai funcionar assim. Os participantes respondem a 3 perguntas simples sobre sua relação com Johnnie Walker e um computador vai gerar uma imagem única, que será impressa logo em seguida.

Tesla encontra mais uma forma para ganhar dinheiro: o mezcal

Tesla encontra mais uma forma para ganhar dinheiro: o mezcal

O bilionário Elon Musk não perde negócio. Aproveita a força da Tesla, sua empresa de tecnologia que fabrica carros elétricos, para vender outros produtos para os fãs da marca. Sua loja tem mochilas, luminárias, canecas, saleiros (!?!?!)…

Agora, acaba de relançar uma edição limitada de mezcal, a bebida mexicana meia-irmã da tequila, também produzida a partir do agave.

Virou modinha entre os endinheirados americanos, embora seja um produto menos sofisticado do que uma tequila de alta qualidade. Sua variedade mais conhecida é a que traz em sua garrafa um gusano de maguey, uma larva de mariposa utilizada na culinária mexicana – o que não é o caso da versão cozinha do Elon Musk

Campari envelhecido em barris de bourbon, rum e tequila? Temos!

Campari envelhecido em barris de bourbon, rum e tequila? Temos!

Os fãs de Campari estão em alvoroço.

A tradicional marca italiana, de sabor amargo, acaba de lançar uma edição limitada com três variedades envelhecidas respectivamente em barris de bourbon, rum e tequila.

A coleção Campari Cask Tales Trilogy propõe combinar a personalidade da bebida com sabores reconhecidos mundialmente. A produção teve o apoio de empresas que integram o conglomerado da Campari.

Os segredos do bar do Seu Nacib, o botecão de Gabriela, Cravo e Canela

Os segredos do bar do Seu Nacib, o botecão de Gabriela, Cravo e Canela

Poucos autores descrevem tão bem a tradição do boteco no dia a dia de uma cidade como Jorge Amado em Gabriela, Cravo e Canela, escrito em

Em busca de um bom malbec, Miolo compra vinícola na Argentina

Em busca de um bom malbec, Miolo compra vinícola na Argentina

Eis uma boa notícia para os brasileiros que gostam de vinho. A Miolo anunciou no início de dezembro a compra da Bodega Renacer, localizada no entorno de Mendoza, na Argentina, aos pés da Cordilheira dos Andres.

É uma vinícola boutique, com 30 hectares de vinhedo, alguns com mais de 70 anos, e equipamentos modernos. Produz, entre outras uvas, cabernet franc, cabernet sauvignon e, claro, malbec.

Sua produção anual é de 1,3 milhão de garrafas por ano, com foco no mercado premium e em exportação. Dá para comprar alguns de seus (bons) rótulos em supermercados brasileiros. O local tem ainda um restaurante com uma estrela Michelin e um programa de enoturismo concorrido entre os brasileiros.