Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Os cartões-postais de antigamente que não deixavam ninguém sóbrio

Reprodução

O envio de cartões postais com piadas e frases de duplo sentido foram muito comuns no século XX – e muito deles tratavam de bares e bebedeiras.

Em um tempo sem transporte eficiente e muito menos internet, essas correspondências eram usadas para contar sobre viagens, fazer convites, falar das novidades, avisar que estava chegando na cidade ou simplesmente manter contato, como hoje podemos fazer simplesmente com uma mensagem no Whatsapp. De um lado do cartão, ficava uma imagem que chamasse a atenção por alguma razão. Do outro, um espaço para o endereço do destinatário e uma breve mensagem. O envio era feito pelos Correios.

Na Inglaterra, uma das referências desses produtos era a gráfica Bamforth & Co, localizada na região de West Yorkshire. A empresa foi criada por James Bamforth, fotógrafo e operador de câmaras de filmes de primeira geração, que passou a investir em bem-humorados cartões para pagar as contas.

São da Bamforth & Co. os exemplos abaixo. Os únicos com data de postagem são os três primeiros, enviados respectivamente em 1909, 1910 e 1923. Mas todos são muito legais.

Todos eles estão à venda no site especializado Card Cow, com valores que variam de 5 a 15 dólares.

Vale a diversão de navegar por lá e descobrir relíquias e curiosidades — e, claro, dar uma bisbilhotada nas mensagens dos remetentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts relacionados:

Bom para malária! O aperitivo francês que quase todo mundo esqueceu

Bom para malária! O aperitivo francês que quase todo mundo esqueceu

Embora fora de moda, o aperitivo St Raphaël é uma daquelas bebidas tradicionais que merecem ser provadas ao menos uma vez.

Sua base é o mistelle, o mosto de uvas não fermentado temperado com álcool etílico potável e sem adição de sacarose ou outro adoçante – o que o faz ser uma espécie de vinho fortificado.

O ingrediente mais marcante são as cascas de quinquina, uma planta andina que contém a quinina, base do quinino, usado no tratamento da malária.

Gim premium japonês será produzido em destilaria neutra em carbono

Gim premium japonês será produzido em destilaria neutra em carbono

O cuidado em se alinhar com as preocupações ambientais começa, aos poucos, a aparecer na indústria de bebidas. A produtora japonesa do gim premium KI

Cappielo: o artista que usou sua arte para vender vinho, cerveja, vermute, vodca…

Cappielo: o artista que usou sua arte para vender vinho, cerveja, vermute, vodca…

Você nunca ouviu falar de Leonetto Cappielo, mas é grande a chance de já ter visto alguma de suas obras mais famosas. Muito antes da era digital, esse artista italiano ajudou a revolucionar a estética dos cartazes publicitários, no início do século XX.

Os pôsteres eram uma das ferramentas de marketing mais poderosas para vender bebidas alcóolicas naquele tempo. As peças eram coladas em cafés, bares e nas ruas movimentadas das capitais europeias, tornando esses ambientes mais coloridos e divertidos.

Grandes conhaques do mundo celebram os 175 anos da Harrods, de Londres

Grandes conhaques do mundo celebram os 175 anos da Harrods, de Londres

Duas das mais tradicionais (e melhores) casas de conhaque do mundo lançaram edições limitadas para celebrar os 175 anos da Harrods, a mais famosa loja de departamento de luxo de Londres.

Os presentes para os consumidores do varejista premium foram preparados pela Hennessy, fundada em 1765, e da Courvoisier, de 1835.

Ao lado da Martell (de 1715) e da Rémy Martin (de 1724), elas formam o clássico quarteto de destiladores de uva de Cognac, região localizada a cerca de 500 quilômetros de Paris.

Mais famoso clube de uísque do mundo reabre bar na Escócia após reforma de R$ 3 milhões

Mais famoso clube de uísque do mundo reabre bar na Escócia após reforma de R$ 3 milhões

O The Scotch Malt Whisky Society é o mais famoso clube de uísque do mundo, com mais de 37.000 membros de mais de vinte países.