Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Os cartões-postais de antigamente que não deixavam ninguém sóbrio

Reprodução

O envio de cartões postais com piadas e frases de duplo sentido foram muito comuns no século XX – e muito deles tratavam de bares e bebedeiras.

Em um tempo sem transporte eficiente e muito menos internet, essas correspondências eram usadas para contar sobre viagens, fazer convites, falar das novidades, avisar que estava chegando na cidade ou simplesmente manter contato, como hoje podemos fazer simplesmente com uma mensagem no Whatsapp. De um lado do cartão, ficava uma imagem que chamasse a atenção por alguma razão. Do outro, um espaço para o endereço do destinatário e uma breve mensagem. O envio era feito pelos Correios.

Na Inglaterra, uma das referências desses produtos era a gráfica Bamforth & Co, localizada na região de West Yorkshire. A empresa foi criada por James Bamforth, fotógrafo e operador de câmaras de filmes de primeira geração, que passou a investir em bem-humorados cartões para pagar as contas.

São da Bamforth & Co. os exemplos abaixo. Os únicos com data de postagem são os três primeiros, enviados respectivamente em 1909, 1910 e 1923. Mas todos são muito legais.

Todos eles estão à venda no site especializado Card Cow, com valores que variam de 5 a 15 dólares.

Vale a diversão de navegar por lá e descobrir relíquias e curiosidades — e, claro, dar uma bisbilhotada nas mensagens dos remetentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts relacionados:

Rum Bacardí e Coca-Cola preparam o lançamento da Cuba Libre em lata

Rum Bacardí e Coca-Cola preparam o lançamento da Cuba Libre em lata

Se alguém ainda tinha dúvidas que os coquetéis prontos para beber vieram para ficar, basta prestar atenção nos movimentos da Coca-Cola, a número 1 do setor do bebidas.

A empresa anunciou agora em setembro parcerias com outras duas marcas famosas para colocar seus tentáculos no segmento RTD (na sigla em inglês de ready-to-drink): Bacardí e Jack Daniel’s.

Em busca de um bom malbec, Miolo compra vinícola na Argentina

Em busca de um bom malbec, Miolo compra vinícola na Argentina

Eis uma boa notícia para os brasileiros que gostam de vinho. A Miolo anunciou no início de dezembro a compra da Bodega Renacer, localizada no entorno de Mendoza, na Argentina, aos pés da Cordilheira dos Andres.

É uma vinícola boutique, com 30 hectares de vinhedo, alguns com mais de 70 anos, e equipamentos modernos. Produz, entre outras uvas, cabernet franc, cabernet sauvignon e, claro, malbec.

Sua produção anual é de 1,3 milhão de garrafas por ano, com foco no mercado premium e em exportação. Dá para comprar alguns de seus (bons) rótulos em supermercados brasileiros. O local tem ainda um restaurante com uma estrela Michelin e um programa de enoturismo concorrido entre os brasileiros.

O que Iggy Pop, ícone do punk rock, tem a ver com a Dom Pérignon

O que Iggy Pop, ícone do punk rock, tem a ver com a Dom Pérignon

O ícone roqueiro Iggy Pop com uma garrafa de Dom Pérignon em mãos pode causar alguma estranheza para quem o viu lançando as bases do rock punk nos anos 1960, com a banda Stooges. O cantor americano é um dos sete convidados da nova campanha da luxuosa marca vintage da Möet & Chandon que busca reverenciar as criações humanas: “Creation is an Eternal Journey”

A escalação dos criadores é bem eclética. Ao seu lado estão a versátil atriz britânica Tilda Swinton, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante em 2007; o visionário artista de mídias digitais japonês Takashi Murakami, a atriz e diretora americana Zoë Kravitz, a chef de cozinha irlandesa Clare Smyth, proprietária de um restaurante com três estrela Michelin; o coreógrafo sueco Alexander Ekman, o rapper americano Anderson .Paak e, como anfitrião, Vincent Chaperon, mestre das adegas da Dom Pérignon.

Entrou água no chope do Festival Brasileiro da Cerveja

Entrou água no chope do Festival Brasileiro da Cerveja

Um dos principais eventos nacionais do mercado de microcervejarias vive um daqueles impasses que seriam cômicos, se não fossem trágicos: o Festival Brasileiro de Cerveja está sendo anunciado com o mesmo nome para as mesmas datas e horários, em duas cidades diferentes.

Estamos falando de uma festa grande. Neste ano atraiu, em março, mais de 30 mil pessoas para experimentar bebidas de quase uma centena de fábricas de todo o Brasil em Blumenau (SC), no mesmo espaço em que ocorre, em outubro, a tradicional Oktoberfest. O Concurso Brasileiro de Cervejas, que acontece simultaneamente, recebeu inscrições de 567 cervejarias de 21 Estados

Os desenhos espirituosos de Jaguar, o sociólogo dos botecos cariocas

Os desenhos espirituosos de Jaguar, o sociólogo dos botecos cariocas

O cartunista Jaguar está na lista dos brasileiros que melhor descrevem a cultura do bar e de boteco.

O melhor de tudo é que ele faz isso em texto e desenhos.

O Jaguar é um humorista carioca com rica carreira em veículos de comunicação, contribuindo para o Pif-Paf, do Millôr Fernandes, e ajudando a criar O Pasquim. Está com 92 anos.

Suas impressões sobre o que o compositor Abel Silva chamou um dia de ‘o descanso do lar’ estão reunidas no ótimo livro “Jaguar de Bar em Bar – Confesso que Bebi, Memórias de um Amnésico Alcoólico, lançado em 2001.

Em 158 páginas, o Jaguar traz suas lembranças sobre bares clássicos do Rio de Janeiro onde tomou um chopinho (ou bem mais do que isso), muitas vezes acompanhado por uma dose do digestivo alemão Underberg.