O envio de cartões postais com piadas e frases de duplo sentido foram muito comuns no século XX – e muito deles tratavam de bares e bebedeiras.
Em um tempo sem transporte eficiente e muito menos internet, essas correspondências eram usadas para contar sobre viagens, fazer convites, falar das novidades, avisar que estava chegando na cidade ou simplesmente manter contato, como hoje podemos fazer simplesmente com uma mensagem no Whatsapp. De um lado do cartão, ficava uma imagem que chamasse a atenção por alguma razão. Do outro, um espaço para o endereço do destinatário e uma breve mensagem. O envio era feito pelos Correios.
Na Inglaterra, uma das referências desses produtos era a gráfica Bamforth & Co, localizada na região de West Yorkshire. A empresa foi criada por James Bamforth, fotógrafo e operador de câmaras de filmes de primeira geração, que passou a investir em bem-humorados cartões para pagar as contas.
São da Bamforth & Co. os exemplos abaixo. Os únicos com data de postagem são os três primeiros, enviados respectivamente em 1909, 1910 e 1923. Mas todos são muito legais.
Todos eles estão à venda no site especializado Card Cow, com valores que variam de 5 a 15 dólares.
Vale a diversão de navegar por lá e descobrir relíquias e curiosidades — e, claro, dar uma bisbilhotada nas mensagens dos remetentes.







