Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Os cartões-postais de antigamente que não deixavam ninguém sóbrio

Reprodução

O envio de cartões postais com piadas e frases de duplo sentido foram muito comuns no século XX – e muito deles tratavam de bares e bebedeiras.

Em um tempo sem transporte eficiente e muito menos internet, essas correspondências eram usadas para contar sobre viagens, fazer convites, falar das novidades, avisar que estava chegando na cidade ou simplesmente manter contato, como hoje podemos fazer simplesmente com uma mensagem no Whatsapp. De um lado do cartão, ficava uma imagem que chamasse a atenção por alguma razão. Do outro, um espaço para o endereço do destinatário e uma breve mensagem. O envio era feito pelos Correios.

Na Inglaterra, uma das referências desses produtos era a gráfica Bamforth & Co, localizada na região de West Yorkshire. A empresa foi criada por James Bamforth, fotógrafo e operador de câmaras de filmes de primeira geração, que passou a investir em bem-humorados cartões para pagar as contas.

São da Bamforth & Co. os exemplos abaixo. Os únicos com data de postagem são os três primeiros, enviados respectivamente em 1909, 1910 e 1923. Mas todos são muito legais.

Todos eles estão à venda no site especializado Card Cow, com valores que variam de 5 a 15 dólares.

Vale a diversão de navegar por lá e descobrir relíquias e curiosidades — e, claro, dar uma bisbilhotada nas mensagens dos remetentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts relacionados:

A margarita da J-Lo: 125 calorias, 8 gramas de carboidrato, zero de gordura e sem glúten

A margarita da J-Lo: 125 calorias, 8 gramas de carboidrato, zero de gordura e sem glúten

A marca de bebidas criada pela atriz Jennifer Lopez mantém a estratégia de investir em versões mais suaves de drinques tropicais.

A Delola (Lola é um apelido familiar da atriz) aproveitou o início do verão do hemisfério norte para apresentar a Margarita Light.

Smirnoff: os cartazes icônicos da vodca mais famosa do planeta

Smirnoff: os cartazes icônicos da vodca mais famosa do planeta

Embora tenha origem russa, a vodca Smirnoff ganhou dimensão internacional depois de conquistar os Estados Unidos. A bebida chegou por lá em meados em 1934

O que os alemães bebiam na Paris ocupada na Segunda Guerra

O que os alemães bebiam na Paris ocupada na Segunda Guerra

O Barman do Ritz de Paris é um daqueles livros com todos os ingredientes para virar um filmaço. É também uma aula para quem gosta de drinques bem feitos e história.  

Seu autor, Philippe Collin, remonta fatos reais para trazer uma narrativa envolvente que tem como pano de fundo a ocupação alemã na capital francesa durante a Segunda Guerra.

A estratégia da cubana Bacardi para vender seu rum pelo mundo

A estratégia da cubana Bacardi para vender seu rum pelo mundo

Talvez a marca cubana mais boêmia pré-revolução seja a Bacardi.

O rum mais vendido surgiu em 1862, na cidade de Santiago de Cuba, pelas mãos do espanhol Facundo Bacardi e fez sucesso desde os primórdios.

Foi a primeira multinacional cubana, ao abrir uma fábrica em Barcelona, na Espanha.

Entrou água no chope do Festival Brasileiro da Cerveja

Entrou água no chope do Festival Brasileiro da Cerveja

Um dos principais eventos nacionais do mercado de microcervejarias vive um daqueles impasses que seriam cômicos, se não fossem trágicos: o Festival Brasileiro de Cerveja está sendo anunciado com o mesmo nome para as mesmas datas e horários, em duas cidades diferentes.

Estamos falando de uma festa grande. Neste ano atraiu, em março, mais de 30 mil pessoas para experimentar bebidas de quase uma centena de fábricas de todo o Brasil em Blumenau (SC), no mesmo espaço em que ocorre, em outubro, a tradicional Oktoberfest. O Concurso Brasileiro de Cervejas, que acontece simultaneamente, recebeu inscrições de 567 cervejarias de 21 Estados