O torneio de tênis mais clássico do circuito profissional, mesmo com sua plateia elegante, sofre com a falta de etiqueta de seus espectadores.
No caso específico, a insistência de abrir garrafas de champanhe durante as partidas, realizadas nas clássicas quadras dos arredores de Londres.
A própria rede social da organização de Wimbledon fez questão de registrar, como dizer…, a falta de cuidado da assistência.
“Senhoras e senhores, talvez devêssemos fazer isso nas trocas de lado dos jogadores (que, no tênis, corresponde a um intervalo de, no máximo, 90 segundos). Abrir garrafas nas mudanças de lado”, teve de dizer ao público o árbitro, em jogo válido pela primeira rodada da competição.
A advertência veio no sexto game da partida entre o chinês Zhuoxuan Bai e o britânico Harriet Dart, logo após o juiz pedir para um dos pegadores de bola retirar uma rolha que acabou no meio da quadra gramada.
Não é algo inédito. No ano passado, o árbitro teve de agir depois de ouvir o inconfundível estalo vindo da multidão no confronto entre as russas Anastasia Potapova e Mirra Andreeva, na quadra 5 do complexo. “Senhoras e senhoras, por favor, se estão abrindo champanhe, não faça isso quando o jogador estiver está prestes a sacar”. O tom, ao menos, foi mais espirituoso.
Veja os dois vídeos.
"Ladies and gentlemen… if you are opening a bottle of champagne, don't do it as the players are about to serve" 🍾
— Wimbledon (@Wimbledon) July 9, 2023
The most #Wimbledon warning ever from umpire John Blom 🤣 pic.twitter.com/57GBixnM4U
"Open the bottles on the changeovers, thanks"
— Wimbledon (@Wimbledon) July 2, 2024
A polite request from the umpire that spectators don't open their champagne during play 🍾😂#Wimbledon pic.twitter.com/rLrwDOWMLW