Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cappielo: o artista que usou sua arte para vender vinho, cerveja, vermute, vodca…

Você nunca ouviu falar de Leonetto Cappielo, mas é grande a chance de já ter visto alguma de suas obras mais famosas. Muito antes da era digital, esse artista italiano ajudou a revolucionar a estética dos cartazes publicitários, no início do século XX.

Os pôsteres eram uma das ferramentas de marketing mais poderosas para vender bebidas alcóolicas naquele tempo. As peças eram coladas em cafés, bares e nas ruas movimentadas das capitais europeias, tornando esses ambientes mais coloridos e divertidos.

Cappielo soube como poucos transformar esse tipo de publicidade em arte – e você pode ver alguns de seus esplêndidos trabalhos na galeria de imagem abaixo. A técnica utilizada por ele era a litografia, em que o desenho era feito com lápis ou tinta (ou outro material gorduroso) em uma matriz de pedra calcária ou placa metálica para ser replicada centenas de vezes.

Nascido em Livorno, na Itália, em 1875, iniciou sua carreira com cartunista em revistas satíricas após se mudar para Paris em 1898. Só que o reconhecimento mesmo veio quando acertou uma parceria com Pierre Vercasson, dono de uma gráfica que vivia atrás de artistas para criar suas impressões.

Seu design inovador atraiu atenção de empresas de toda a Europa. A obra para o aperitivo quina francês Maurin, de 1906, é emblemática, com um diabinho verde abrindo uma garrafa da bebida, algo que soava inovador e, mais do que isso, provocador há 120 anos. A fama fez a imagem parar no rótulo da bebida, que aparentemente teve sua produção paralisada nos últimos anos.

A italiana Campari ganhou a representação de um pierrô envolvido por uma casca de laranja, indicando que o cítrico há muito tempo faz uma dobradinha com o amargo vermelho mais famoso. A cerveja espanhola La Cruz de Campo, de Sevilha; o vinho do Porto Ramos Pinto, o vermute italiano Cinzano e a vodca seca Relsky, entre outras, também estiveram no olhar do artista.

Ao todo, Cappiello produziu mais de 530 cartazes, muitos deles disponíveis à venda em lojas on-line que vendem pôsteres. Basta dar um Google. Muitos bares também aproveitam a beleza dos cartazes para montar suas decorações. Você certamente você já viu algum por aí.

Confira abaixo alguns dos pôsteres de Leonetto Cappielo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts relacionados:

Os cartões-postais de antigamente que não deixavam ninguém sóbrio

Os cartões-postais de antigamente que não deixavam ninguém sóbrio

O envio de cartões postais com piadas e frases de duplo sentido foram muito comuns no século XX – e muito deles tratavam de bares e bebedeiras.

Em um tempo sem transporte eficiente e muito menos sem internet, essas correspondências eram usadas para contar sobre viagens, fazer convites, falar das novidades, avisar que estava chegando ou simplesmente manter contato, como hoje podemos fazer simplesmente com uma mensagem no Whatsapp. De um lado do cartão, ficava uma imagem que chamasse a atenção por uma razão. Da outra, um espaço para o endereço do destinatário e uma breve mensagem. O envio era feito pelos Correios.

Logan Roy, de Succession, volta à cena para brindar com uma Piña Colada  

Logan Roy, de Succession, volta à cena para brindar com uma Piña Colada  

O clã inteiro pensaria estar diante de (mais) uma de suas tramoias. Logan Roy, o mandachuva da série Succession, volta à cena de uma forma surpreendente: terno cor-de-rosa choque, patins, óculos escuros e uma Piña Colada nas mãos.  

Embora seja fã incontestável de legítimo uísque, o premiado ator escocês Brian Cox, que interpreta o magnata na televisão, foi o escolhido para ser o garoto-propaganda da vez de Malibu, o emblemático licor de rum com sabor de coco

A propaganda é divertida ainda que fique uma pontinha de estranheza pelo fato de o seriado ter sido finalizado faz algum tempo.

Série americana ‘Emily in Paris’ ganha homenagem de clássico aperitivo francês

Série americana ‘Emily in Paris’ ganha homenagem de clássico aperitivo francês

A quarta temporada da série Emily in Paris estreia apenas em agosto, mas seus fãs ganharam uma razão a mais para viver a expectativa da continuação da história.

Isso porque o centenário aperitivo francês Lillet, produzido com vinho de Bordeaux , acaba de lançar dois rótulos para celebrar a produção americana – deixando de lado qualquer antagonismo entre os dois países.

Licor de uísque irlandês Baileys ganha embalagem sustentável de papel

Licor de uísque irlandês Baileys ganha embalagem sustentável de papel

Devagar, a indústria de bebidas alcoólicas vai buscando caminhos mais sustentáveis para comercializar seus produtos.

Os fabricantes do famoso licor de creme irlandês Baileys começaram a testar uma inovadora embalagem.

Trata-se de uma garrafa de fibra moldada a seco, feita 90% de papel, com selo de alumínio e um fino revestimento de plástico, que não precisa ser separado antes da reciclagem.

A rota chilena para ter um bom vinho com uvas da Ilha de Páscoa

A rota chilena para ter um bom vinho com uvas da Ilha de Páscoa

As autoridades responsáveis por promover o vinho no Chile deram mais um passo para ampliar as fronteiras na bebida.