Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O boteco como ele é: conheça O Convidativo Bar do Silvera

Esqueça o que você encontra nos botecos da moda: o botequim genuinamente brasileiro tem garrafas de caninhas baratas nas prateleiras (e de Cynar, de conhaque Dreher…), ovos coloridos e frituras em uma estufa um pouco desgastada, uma tevê para a hora do jogo, troféus de algum time de bairro e, mais do que nunca, um dono que todo mundo conhece e está sempre atrás do balcão, faça chuva ou faça sol.

Esses estabelecimentos com carimbo verde-amarelo estão espalhados por todas as regiões, nas capitais e no interior. Tenho certeza que tem um desses no seu bairro, mesmo que você nunca tenha se animado a dar uma entradinha ali.

É esse ambiente de nosso dia a dia que o ilustrador carioca Leandro Liporage quer homenagear com os quadrinhos do O Convidativo Bar do Silvera. As tirinhas do simpático pé-sujo fazem bastante sucesso em sua conta no Instagram (@leandroliporage) e vai ganhar uma versão impressa.

Sua inspiração veio do seu dia a dia no Rio de Janeiro, especialmente em Vigário Geral, na zona norte, bairro onde vive. “O Bar do Silvera é uma mistura de alguns lugares que eu já fui e outros que só vejo de passagem; aqui no bairro que eu moro tem alguns lugares assim”, conta Leandro, que, além de ilustrador, também faz divertidas miniaturas sob encomendas – você pode conhecer mais do seu trabalho no https://www.leandroliporage.com.br.

“O Silvera é um dono de bar meio mal-humorado, mas gente boa como tantos que existem por aí”, explica. De fato, as historinhas mostram um sujeito, sim, de poucos sorrisos, mas muito brincalhão, que vive para o bar e é ponto de referência para os moradores da região.

Seu estabelecimento, como diria o cartunista Jaguar, parece ser ‘razoavelmente limpo, mas não a ponto de pensar que está bebendo em uma enfermaria’. Afinal, como reflete, com extrema sabedoria, o fundador de O Pasquim: “Ninguém morre de infecção contraída em bar. E quantos já morreram de infecção hospital?”

O melhor de tudo é que o artista acaba de incluir uma campanha na plataforma colaborativa Catarse para levantar recursos para fazer um livro impresso com uma coletânea do que foi publicado na Instagram e outros quadrinhos inéditos. Em menos de 1 dia, a inciativa alcançou 90% da meta estabelecida.

Ainda dá tempo para garantir seu livro em primeira mão. Tem diversos pacotes para você contribuir. O que eu achei mais interessante é o que reúne uma publicação impressa, dois marcadores de livro, dois imãs de geladeira e um adesivo de O Convidativo Bar do Silvera, para contribuições a partir de 100 reais.

A opção de ganhar uma miniatura do Silvera, infelizmente, está esgotada. Mas tenho certeza que o Leandro faz para você sob encomenda, se estiver interessado.

O link para a campanha no Catarse é o: https://www.catarse.me/projects/180735

Abaixo, você alguns quadrinhos, de tirinhas diversas, retiradas do Insta do Leandro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts relacionados:

Logan Roy, de Succession, volta à cena para brindar com uma Piña Colada  

Logan Roy, de Succession, volta à cena para brindar com uma Piña Colada  

O clã inteiro pensaria estar diante de (mais) uma de suas tramoias. Logan Roy, o mandachuva da série Succession, volta à cena de uma forma surpreendente: terno cor-de-rosa choque, patins, óculos escuros e uma Piña Colada nas mãos.  

Embora seja fã incontestável de legítimo uísque, o premiado ator escocês Brian Cox, que interpreta o magnata na televisão, foi o escolhido para ser o garoto-propaganda da vez de Malibu, o emblemático licor de rum com sabor de coco

A propaganda é divertida ainda que fique uma pontinha de estranheza pelo fato de o seriado ter sido finalizado faz algum tempo.

Garrafas de uísques ganham versão com tijolinhos tipo Lego

Garrafas de uísques ganham versão com tijolinhos tipo Lego

Eis um mimo que pode interessar apreciadores de boas bebidas alcoólicas: garrafas de rótulos famosos construídas com tijolinhos de Lego.

São seis modelos de fácil montagem. Você pode optar pelos uísques americanos Jack Daniel’s e Marker’s Mark, pelo uísque canadense Crown Royal, pelo conhaque francês Henessy ou pelas tequilas mexicanas Don Julio e Patrón.

Schlitz, a primeira cervejaria gigante dos EUA

Schlitz, a primeira cervejaria gigante dos EUA

Quem conhece bem a história da cerveja sabe a força do sobrenome germânico Schlitz. O alemão Joseph Schlitz veio para os Estados Unidos aos 20

Rum Bacardí e Coca-Cola preparam o lançamento da Cuba Libre em lata

Rum Bacardí e Coca-Cola preparam o lançamento da Cuba Libre em lata

Se alguém ainda tinha dúvidas que os coquetéis prontos para beber vieram para ficar, basta prestar atenção nos movimentos da Coca-Cola, a número 1 do setor do bebidas.

A empresa anunciou agora em setembro parcerias com outras duas marcas famosas para colocar seus tentáculos no segmento RTD (na sigla em inglês de ready-to-drink): Bacardí e Jack Daniel’s.

Champanhe na arquibancada: um desafio em Wimbledon

Champanhe na arquibancada: um desafio em Wimbledon

O torneio de tênis mais clássico do circuito profissional, mesmo de com sua plateia elegante, sofre com a falta de etiqueta de seus espectadores.

No caso específico, a insistência de abrir garrafas de champanhe durante as partidas, realizadas nas clássicas quadras dos arredores de Londres.