Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O boteco como ele é: conheça O Convidativo Bar do Silvera

Esqueça o que você encontra nos botecos da moda: o botequim genuinamente brasileiro tem garrafas de caninhas baratas nas prateleiras (e de Cynar, de conhaque Dreher…), ovos coloridos e frituras em uma estufa um pouco desgastada, uma tevê para a hora do jogo, troféus de algum time de bairro e, mais do que nunca, um dono que todo mundo conhece e está sempre atrás do balcão, faça chuva ou faça sol.

Esses estabelecimentos com carimbo verde-amarelo estão espalhados por todas as regiões, nas capitais e no interior. Tenho certeza que tem um desses no seu bairro, mesmo que você nunca tenha se animado a dar uma entradinha ali.

É esse ambiente de nosso dia a dia que o ilustrador carioca Leandro Liporage quer homenagear com os quadrinhos do O Convidativo Bar do Silvera. As tirinhas do simpático pé-sujo fazem bastante sucesso em sua conta no Instagram (@leandroliporage) e vai ganhar uma versão impressa.

Sua inspiração veio do seu dia a dia no Rio de Janeiro, especialmente em Vigário Geral, na zona norte, bairro onde vive. “O Bar do Silvera é uma mistura de alguns lugares que eu já fui e outros que só vejo de passagem; aqui no bairro que eu moro tem alguns lugares assim”, conta Leandro, que, além de ilustrador, também faz divertidas miniaturas sob encomendas – você pode conhecer mais do seu trabalho no https://www.leandroliporage.com.br.

“O Silvera é um dono de bar meio mal-humorado, mas gente boa como tantos que existem por aí”, explica. De fato, as historinhas mostram um sujeito, sim, de poucos sorrisos, mas muito brincalhão, que vive para o bar e é ponto de referência para os moradores da região.

Seu estabelecimento, como diria o cartunista Jaguar, parece ser ‘razoavelmente limpo, mas não a ponto de pensar que está bebendo em uma enfermaria’. Afinal, como reflete, com extrema sabedoria, o fundador de O Pasquim: “Ninguém morre de infecção contraída em bar. E quantos já morreram de infecção hospital?”

O melhor de tudo é que o artista acaba de incluir uma campanha na plataforma colaborativa Catarse para levantar recursos para fazer um livro impresso com uma coletânea do que foi publicado na Instagram e outros quadrinhos inéditos. Em menos de 1 dia, a inciativa alcançou 90% da meta estabelecida.

Ainda dá tempo para garantir seu livro em primeira mão. Tem diversos pacotes para você contribuir. O que eu achei mais interessante é o que reúne uma publicação impressa, dois marcadores de livro, dois imãs de geladeira e um adesivo de O Convidativo Bar do Silvera, para contribuições a partir de 100 reais.

A opção de ganhar uma miniatura do Silvera, infelizmente, está esgotada. Mas tenho certeza que o Leandro faz para você sob encomenda, se estiver interessado.

O link para a campanha no Catarse é o: https://www.catarse.me/projects/180735

Abaixo, você alguns quadrinhos, de tirinhas diversas, retiradas do Insta do Leandro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts relacionados:

Pronto: uísque com gelo redondo. E tem outros formatos, se preferir.

Pronto: uísque com gelo redondo. E tem outros formatos, se preferir.

O detetive Conrad convivia com um constante contratempo nas páginas no livro O Jardim do Diabo, o primeiro romance do escritor Luis Fernando Veríssimo (que, diga-se de passagem, contava com os inspetores Macieira e Henessy, como os conhaques).

A única bebida que ele aceitava tomar era o clássico uísque escocês Glenvilet com gelo redondo. O scotch ele até encontrava nos bares onde circulava, entre Londres ou Nova York. Só que o gelo redondo era bem mais raro.

Artistas ucranianos criam rótulos para edição especial de champanhe

Artistas ucranianos criam rótulos para edição especial de champanhe

Um grupo de seis artistas ucranianos encontrou uma maneira pacífica para ajudar seu país na guerra contra a Rússia: criaram rótulos para uma edição limitada

Até tu, Guinness? Chega aos pubs ingleses a versão sem álcool da stout irlandesa

Até tu, Guinness? Chega aos pubs ingleses a versão sem álcool da stout irlandesa

As bebidas zero álcool, passo a passo, conquistam cada vez mais consumidores. É um caminho sem volta.

Marcas globais têm se dedicado e melhor seus produtos e traçar estratégias para conquistar um público enorme, que engloba desde quem evita álcool por razões religiosas até os que não podem beber por questões médicas ou simplesmente aqueles que vão ter de pegar o carro depois de uma festa.

Até a conservadora e cautelosa Guinness acelerou seus planos. A Diageo, a dona na marca, anunciou no início de setembro que vai começar a distribuir o chope sem álcool da clássica cerveja para pubs de toda a Inglaterra, depois de um teste bem sucedido em alguns bares da Irlanda.

Campari envelhecido em barris de bourbon, rum e tequila? Temos!

Campari envelhecido em barris de bourbon, rum e tequila? Temos!

Os fãs de Campari estão em alvoroço.

A tradicional marca italiana, de sabor amargo, acaba de lançar uma edição limitada com três variedades envelhecidas respectivamente em barris de bourbon, rum e tequila.

A coleção Campari Cask Tales Trilogy propõe combinar a personalidade da bebida com sabores reconhecidos mundialmente. A produção teve o apoio de empresas que integram o conglomerado da Campari.

Como foi o desafio de escolher as melhores cachaças do Brasil

Como foi o desafio de escolher as melhores cachaças do Brasil

Nada representa tão bem a brasilidade etílica como a cachaça. Há dezenas de milhares de alambiques espalhados por todos os estados brasileiros, explorando toda as