Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O legado da xilogravura de J. Borges nas garrafas da Cachaça 51

Dá, sim, para fazer marketing de bebidas de maneira inteligente e, ao mesmo tempo, valorizar a cultura brasileira.

Um exemplo é a ação da Companhia Müller de Bebidas para vender sua Cachaça 51 nas festas juninas nordestina.

A empresa paulista convidou o pernambucano J. Borges, mestre brasileiro da xilogravura, para fazer as embalagens das garrafas e latas de sua marca para a temporada.

O resultado é uma mistura de alegria com a cara do Nordeste, que você pode conferir abaixo nas imagens das xilogravuras que inspiraram os rótulos.

A parceria ocorreu pela primeira vez em 2019 e se repete desde 2022. Os temas desse último triênio foram Forró Sertanejo, Mazurca no Cajueiro e Uma Festa no Sertão.

De tão original e bonito, torço para que encontrem uma maneira de o projeto ser mantido mesmo com a morte do artista, em julho deste ano, aos 88 anos – a empresa chegou a fazer um post em sua conta no Instagram para lembrar seu falecimento (ver imagem abaixo).  

O pernambucano J. Borges utilizava suas xilogravuras para explorar elementos culturais e momentos cotidianos do sertão.

É um daqueles artistas populares nordestinos inexplicavelmente esquecidos no Sul e Sudeste.

Suas obras, no entanto, já foram expostas no Louvre, em Paris, e no Museu de Arte Moderna de Nova York.

Era considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco. Em 2002, ilustrou o calendário anual das Nações Unidas, ao lado de outros artistas.

Quer se aprofundar mais em seu riquíssimo trabalho? Mais de 200 xilogravuras de sua autoria podem ser vistas na exposição J. Borges – O Sol do Sertão, que ficará em cartaz até março de 2025 no museu do Pontal, no Rio de Janeiro. Imperdível.

Veja algumas imagens produzidas para a campanha da Cachaça 51.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts relacionados:

Ballantine’s celebra John Lennon e Elton John em garrafas exclusivas

Ballantine’s celebra John Lennon e Elton John em garrafas exclusivas

Dois gênios da música mundial receberam uma homenagem em grande estilo do uísque Ballantine’s.

John Lennon e Elton John foram escolhidos para a ampliar a galeria da True Music Icons, que surgiu para festejar artistas que criaram um legado na cultural musical global.

Os autores de Imagine e Rocket Man serão temas de garrafas personalizadas, em edições limitadas. Os produtos estarão disponíveis para a venda em 23 de setembro.

Eles se juntaram às bandas AC/DC e Queen, escolhidas no ano passado para estrear essa espécie de panteão do rock pop da marca escocesa.

O líder dos Beatles, assassinado em 1980 em Nova York, será lembrado no recipiente com seu logotipo oficial e um autorretrato.

Até tu, Guinness? Chega aos pubs ingleses a versão sem álcool da stout irlandesa

Até tu, Guinness? Chega aos pubs ingleses a versão sem álcool da stout irlandesa

As bebidas zero álcool, passo a passo, conquistam cada vez mais consumidores. É um caminho sem volta.

Marcas globais têm se dedicado e melhor seus produtos e traçar estratégias para conquistar um público enorme, que engloba desde quem evita álcool por razões religiosas até os que não podem beber por questões médicas ou simplesmente aqueles que vão ter de pegar o carro depois de uma festa.

Até a conservadora e cautelosa Guinness acelerou seus planos. A Diageo, a dona na marca, anunciou no início de setembro que vai começar a distribuir o chope sem álcool da clássica cerveja para pubs de toda a Inglaterra, depois de um teste bem sucedido em alguns bares da Irlanda.

Mais famoso clube de uísque do mundo reabre bar na Escócia após reforma de R$ 3 milhões

Mais famoso clube de uísque do mundo reabre bar na Escócia após reforma de R$ 3 milhões

O The Scotch Malt Whisky Society é o mais famoso clube de uísque do mundo, com mais de 37.000 membros de mais de vinte países.

Logan Roy, de Succession, volta à cena para brindar com uma Piña Colada  

Logan Roy, de Succession, volta à cena para brindar com uma Piña Colada  

O clã inteiro pensaria estar diante de (mais) uma de suas tramoias. Logan Roy, o mandachuva da série Succession, volta à cena de uma forma surpreendente: terno cor-de-rosa choque, patins, óculos escuros e uma Piña Colada nas mãos.  

Embora seja fã incontestável de legítimo uísque, o premiado ator escocês Brian Cox, que interpreta o magnata na televisão, foi o escolhido para ser o garoto-propaganda da vez de Malibu, o emblemático licor de rum com sabor de coco

A propaganda é divertida ainda que fique uma pontinha de estranheza pelo fato de o seriado ter sido finalizado faz algum tempo.

Rum Bacardí e Coca-Cola preparam o lançamento da Cuba Libre em lata

Rum Bacardí e Coca-Cola preparam o lançamento da Cuba Libre em lata

Se alguém ainda tinha dúvidas que os coquetéis prontos para beber vieram para ficar, basta prestar atenção nos movimentos da Coca-Cola, a número 1 do setor do bebidas.

A empresa anunciou agora em setembro parcerias com outras duas marcas famosas para colocar seus tentáculos no segmento RTD (na sigla em inglês de ready-to-drink): Bacardí e Jack Daniel’s.