Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Malbec francês prepara sua volta à mais alta prateleira dos vinhos de luxo

Uva Malbec do Château de Haute-Serre

Tudo indica que um malbec francês, enfim, voltará a ser vendido pela Place de Bordeaux, a mais prestigiada e antiga rede de distribuidores de vinhos de luxo do mundo.

O site especializado The Drink Businness anunciou a intenção da produtora Maison Georges Vigouroux, da região de Cahors, de apresentar seu rótulo Château de Haute-Serre Grand Malbec 2022 aos comerciantes mais importantes do mercado em setembro.

Será a primeira vez que uma bebida feita com uvas dessa variedade produzidas na França será vendida na prateleira mais alta do negócio de vinhos finos desde que a praga phylloxera dizimou os vinhedos franceses há quase 200 anos.

Ser comercializado pela Place de Bourdeaux representa uma honra da indústria vinícola. É como chegar a uma final da Copa do Mundo. Para alcançar esse privilégio, tanto o vinho como a vinícola precisam conquistar pontuações altas nas análises de críticos internacionais, ter uma reputação impecável e safras consistentes em seus terroirs.

A notícia representa uma volta às origens. Embora seja sinônimo de vinho argentino atualmente (aliás, há quatro vinícolas hermanas na Place de Bordeuax), a uva malbec nasceu na França, justamente nos arredores da cidade de Cahors, a pouco mais de 200 quilômetros da clássica Bordeaux.

A uva é tão francesa que é uma das seis cepas autorizadas para compor os vinhos de denominação de origem controlada de Bordeaux, terra de alguns dos melhores e mais caros vinhos do mundo (as outras são Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot e Carménère).

Os esforços para recolocar o malbec de Cahors no topo começaram no final dos anos 1980 quando Bertrand-Gabriel Vigouroux, da quarta geração de proprietários da vinícola, decidiu replantar parte do vinhedo.

Seus produtores também reduziram o tamanho dos tanques de produção, para melhorar o controle de qualidade, e acertaram o tempo de envelhecimento entre barris de carvalhos novos e usados, para buscar um maior potencial da bebida.

Obviamente que todo cuidado tem seu preço. Atualmente, ainda sem a aprovação oficial da Place de Bordeuax, a garrafa de um malbec do Château de Haute-Serre de safras anteriores pode ultrapassar os 1.500 reais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts relacionados:

Campari envelhecido em barris de bourbon, rum e tequila? Temos!

Campari envelhecido em barris de bourbon, rum e tequila? Temos!

Os fãs de Campari estão em alvoroço.

A tradicional marca italiana, de sabor amargo, acaba de lançar uma edição limitada com três variedades envelhecidas respectivamente em barris de bourbon, rum e tequila.

A coleção Campari Cask Tales Trilogy propõe combinar a personalidade da bebida com sabores reconhecidos mundialmente. A produção teve o apoio de empresas que integram o conglomerado da Campari.

Até tu, Guinness? Chega aos pubs ingleses a versão sem álcool da stout irlandesa

Até tu, Guinness? Chega aos pubs ingleses a versão sem álcool da stout irlandesa

As bebidas zero álcool, passo a passo, conquistam cada vez mais consumidores. É um caminho sem volta.

Marcas globais têm se dedicado e melhor seus produtos e traçar estratégias para conquistar um público enorme, que engloba desde quem evita álcool por razões religiosas até os que não podem beber por questões médicas ou simplesmente aqueles que vão ter de pegar o carro depois de uma festa.

Até a conservadora e cautelosa Guinness acelerou seus planos. A Diageo, a dona na marca, anunciou no início de setembro que vai começar a distribuir o chope sem álcool da clássica cerveja para pubs de toda a Inglaterra, depois de um teste bem sucedido em alguns bares da Irlanda.

A margarita da J-Lo: 125 calorias, 8 gramas de carboidrato, zero de gordura e sem glúten

A margarita da J-Lo: 125 calorias, 8 gramas de carboidrato, zero de gordura e sem glúten

A marca de bebidas criada pela atriz Jennifer Lopez mantém a estratégia de investir em versões mais suaves de drinques tropicais.

A Delola (Lola é um apelido familiar da atriz) aproveitou o início do verão do hemisfério norte para apresentar a Margarita Light.

Artistas ucranianos criam rótulos para edição especial de champanhe

Artistas ucranianos criam rótulos para edição especial de champanhe

Um grupo de seis artistas ucranianos encontrou uma maneira pacífica para ajudar seu país na guerra contra a Rússia: criaram rótulos para uma edição limitada

Em busca de um bom malbec, Miolo compra vinícola na Argentina

Em busca de um bom malbec, Miolo compra vinícola na Argentina

Eis uma boa notícia para os brasileiros que gostam de vinho. A Miolo anunciou no início de dezembro a compra da Bodega Renacer, localizada no entorno de Mendoza, na Argentina, aos pés da Cordilheira dos Andres.

É uma vinícola boutique, com 30 hectares de vinhedo, alguns com mais de 70 anos, e equipamentos modernos. Produz, entre outras uvas, cabernet franc, cabernet sauvignon e, claro, malbec.

Sua produção anual é de 1,3 milhão de garrafas por ano, com foco no mercado premium e em exportação. Dá para comprar alguns de seus (bons) rótulos em supermercados brasileiros. O local tem ainda um restaurante com uma estrela Michelin e um programa de enoturismo concorrido entre os brasileiros.