Os puristas certamente vão torcer o nariz. A marca de uísque escocês Johnnie Walker lançou recentemente uma versão especialmente produzida para criar drinques: o Johnnie Walker Black Ruby.
A novidade é mais um movimento da Diageo, multinacional dona do rótulo, de convencer as novas gerações a incluírem o uísque entre suas opções. Os que a experimentaram em primeira mão descreven a bebida como suave e com uma expressão doce e frutada. O marketing optou por palavras bonitas como “tons fortes de frutas vermelha, a doçura do mel e notas ricas de figos, ameixas e cereja marrasquino”. A ideia é vender um uísque para paladares menos acostumados a amargos.
O segredo para alcançar essas características está no processo de produção. O Black Ruby é resultado de um blend de uísques da destilaria de Roseisle, localizada ao Norte da Escócia, a 263 quilômetros de Edimburgo, entre outras. A intenção é ter o nível de qualidade de um Black Label, mantendo os 40% de teor alcoólico.
Para alcançar a tonalidade e suavidade desejada, o blend foi amadurecido em barricas de vinho tinto de primeiro enchimento, de xerez e de Bourbon. A garrafa do uísque para coquetéis está sendo vendido por 45 dólares – e, até onde sei, ainda não está à venda no Brasil.
O uísque foi criado por Emma Walker, a primeira mulher master blender nos mais de 200 anos de história de Johnnie Walker. “Sua produção envolveu uma fermentação mais longa do que o habitual para criar notas frutadas amplificadas. Também experimentamos um período de destilação mais longo para obter mais contato com o cobre no processo de fabricação do uísque, o que permitiu à equipe remover algumas notas mais pesadas da expressão”, disse Emma ao site The Spirits Businnes.
Antes de começar a distribuir globalmente, o produto foi testado com sucesso em ações realizadas na Cidade do México, em Sydney, na Austrália, em San Juan, em Porto Rico, e uma feira de turismo em Cannes, na França.
Para mostrar a versatilidade, a Johnnie Walker apresentou uma lista com 7 releituras de drinques clássicos. O The Black Ruby Tonic substitui o gim pelo uísque para coquetéis, com um toque final com amoras. O The Black Ruby Sour troca o uísque tradicional pela novidade e acrescenta raspas de framboesa. Os fãs de Campari talvez reclamem do The Black Ruby Campari, que usa a regra três para tirar o bitter italiano da jogada, e pasmem tradicionalistas, decoram com cerejas frescas.
Confira abaixo fotos de alguns dos drinques sugeridos.




