Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Entrou água no chope do Festival Brasileiro da Cerveja

Um dos principais eventos nacionais do mercado de microcervejarias vive um daqueles impasses que seriam cômicos, se não fossem trágicos: o Festival Brasileiro da Cerveja está sendo anunciado com o mesmo nome para as mesmas datas e horários, em duas cidades diferentes.

Estamos falando de uma festa grande. Neste ano atraiu, em março, mais de 30 mil pessoas pela chance de experimentar bebidas de quase uma centena de fábricas de todo o Brasil em Blumenau (SC), no mesmo espaço em que ocorre, em outubro, a tradicional Oktoberfest. O Concurso Brasileiro de Cervejas, que acontece simultaneamente, recebeu inscrições de 567 cervejarias de 21 Estados.

Só que sua credibilidade e, principalmente, a edição do próximo ano estão em xeque por causa de uma disputa sobre quem tem o direito de organizar o lucrativo evento. Até a justiça já foi acionada  

De um lado da contenda está a Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura, a Ablutec, responsável há 15 anos pelo festival. Do outro, está a prefeitura de Blumenau, que tem o registro dos nomes Festival Brasileiro da Cerveja e Concurso Nacional de Cervejas.

No início de abril, a prefeitura catarinense enviou uma notificação extrajudicial pedindo para que a Ablutec deixe de usar a marca e anunciou que passa a ser a única responsável pela realização da festa.

A associação respondeu que as denominações são de domínio público e informou que realizará o Festival Brasileiro da Cerveja em Balneário Camboriú (SC), a 65 quilômetros de Blumenau, nos mesmos dias e horários programados.

A prefeitura foi à Justiça e, no fim de junho, obteve liminar que impede a Ablutec de usar as marcas, sob pena de multa – decisão até agora solenemente ignorada.

O fato é que um evento tão importante para o mercado de cerveja está sendo promovido com o mesmo nome, para a mesma data (12 a 15 de março de 2025), em dois municípios diferentes (Blumenau e Balneário Camboriú). A Ablutec usa o instagram @festivaldacerveja (com 39 mil seguidores) e a prefeitura lançou o @festivalbrasileirodacerveja (com pouco mais 1 mil seguidores).

Não importa muito quem está certo. A única certeza é que a rica e diversa comunidade das microcervejarias brasileiras já está perdendo.

Afinal, honestamente…, dá para se programar para expor ou ir ao Festival Brasileiro da Cerveja de 2025 diante de tanta incerteza?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts relacionados:

A rota chilena para ter um bom vinho com uvas da Ilha de Páscoa

A rota chilena para ter um bom vinho com uvas da Ilha de Páscoa

As autoridades responsáveis por promover o vinho no Chile deram mais um passo para ampliar as fronteiras na bebida.

Rum Bacardí e Coca-Cola preparam o lançamento da Cuba Libre em lata

Rum Bacardí e Coca-Cola preparam o lançamento da Cuba Libre em lata

Se alguém ainda tinha dúvidas que os coquetéis prontos para beber vieram para ficar, basta prestar atenção nos movimentos da Coca-Cola, a número 1 do setor do bebidas.

A empresa anunciou agora em setembro parcerias com outras duas marcas famosas para colocar seus tentáculos no segmento RTD (na sigla em inglês de ready-to-drink): Bacardí e Jack Daniel’s.

Mais famoso clube de uísque do mundo reabre bar na Escócia após reforma de R$ 3 milhões

Mais famoso clube de uísque do mundo reabre bar na Escócia após reforma de R$ 3 milhões

O The Scotch Malt Whisky Society é o mais famoso clube de uísque do mundo, com mais de 37.000 membros de mais de vinte países.

Johnnie Walker lança um uísque especial para preparar drinques

Johnnie Walker lança um uísque especial para preparar drinques

Os puristas certamente vão torcer o nariz. A marca de uísque escocês Johnnie Walker lançou recentemente uma versão própria para preparar drinques: o Johnnie Walker Black Ruby.

A novidade é mais um movimento da Diageo, multinacional dona do rótulo, de convencer as novas gerações a incluírem os uísque entre suas opções. A novidade é descrita por bebedores que a experimentaram em primeira mão como suave e com uma expressão mais doce e frutada. O marketing falou em “tons fortes de frutas vermelha, a doçura do mel e notas ricas de figos, ameixas e cereja marrasquino”. A ideia é vender um uísque para paladares menos acostumados a amargos.

The Macallan libera seu uísque mais antigo para celebrar o bicentenário

The Macallan libera seu uísque mais antigo para celebrar o bicentenário

Poucos uísques são tanto cultuados como os da marca escocesa The Macallan, que completa 200 anos agora em 2024. As comemorações incluíram espetáculos exclusivos do Cirque du Soleil, jantares harmonizados em um restaurante espanhol e uma canção sob medida gravada pela cantora britânica Emily Sandé, que passou sua infância em Aberdeen, na Escócia.

Só que o maior presente para quem gosta de um legítimo scotch whisky é o lançamento de uma coleção ultra premium para marcar o bicentenário.

A Time: Space Collection é composto por duas garrafas para lá de especiais.