Calvados é um destilado da sidra (o fermentado de suco de mação) produzido na Normandia francesa. É uma bebida clássica, feitas de maçãs especialmente cultivadas e selecionadas de mais de 200 variedades.
É uma denominação de origem controlada, como os espumantes de champanhe ou os vinhos de bordeaux e Borgonha. Seus produtores, no entanto, têm buscado alternativas para trazer novidades a seus consumidores.
A destilaria Christian Drouin, uma das mais festejadas da região, acaba de lançar o Pays d’Auge Calvados de 12 anos envelhecido por até 10 meses em cinco barris utilizados na guarda do single malt japonês Chichibu, uma estrela da nova geração de uísque japoneses.
“Os barris conferiram uma elegância refinada e uma complexidade delicada ao nosso Calvados, elevando seu caráter de uma forma notável”, afirmou Guillame Drouin, presidente da Maison.
As notas de degustação oficial listam aromas de maçã e geleia de marmelo que evoluem para notas de madeira e cerais no nariz, e um paladar intenso com percepção de cevada, casca de maçã e cítricos.
Foram produzidas apenas 2.082 garrafas, comercializadas a 115 euros em sua loja on-line oficial: https://calvados-drouin-boutique.com/
A Chichibu Angels – Calvados Pays d’Auge é o 11º lançamento da coleção Angels. Seu objetivo é justamente ampliar novas experiências com o destilado de sidra, o envelhecendo em barris emprestados de produtores de outras bebidas, sempre em edições limitadas.
Estão disponíveis para a compra, por exemplo, um Calvados Pays d’Auge de 13 anos amansado em recipientes de uísque da destilaria Arran, na Escócia; ou uma variação de 17 anos guardadas por 17 meses em carvalho francês utilizados para o premiado rum Foursquare, de Barbados, no Caribe.