Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

De onde veio a ideia de usar animais para vender Guinness nos pubs e na tevê

Reprodução

Certamente você já viu em pubs e outros bares aqueles pôsteres da Guinness com a inusitada combinação de bichos e cerveja. A fórmula fez tanto sucesso que ser se tornou um clássico da stout irlandesa a ponto de inspirar vídeos de propaganda para a TV.

Os primeiros cartazes com essa temática são de 1935. A inspiração de usar animais para vender a cerveja surgiu quando o cartunista inglês John Gilroy, responsável pelas criações, assistiu a um espetáculo de circo. Quando o leão-marinho se apresentou com seus malabarismos com uma bola, o artista começou a imaginar se o animal seria esperto o suficiente para fazer o mesmo com uma garrafa de cerveja.

Não por acaso, o desajeitado mamífero serviu de ponto de partida para uma série que retratou muitas outras espécies.

Os tucanos, sem dúvida, foram os que tiveram maior fama e ganharam diversas versões – a mais clássica delas a que mostra as aves voando em formação de esquadrilha com um pint em seus bicos.

Mas a variedade é enorme: jacaré, tartaruga, urso, canguru, pelicano, leão, avestruz… Até um mico-leão foi homenageado.

Um coadjuvante sempre presente é o zelador do zoológico, em que Gilroy se autorretrata.

A fama dessas peças publicitárias foi tão grande que, nos anos 1950, a Guinness chegou a produzir três propagandas para a TV, ainda num período de transmissão sem cores, levando os cartazes para a tela, ainda que com menos poesia.

Os escolhidos foram o leão-marinho, o tucano, o avestruz e o canguru.

Abaixo trouxe para você esses quatro vídeos e, em seguida, uma galeria de alguns dos pôsteres clássicos da Guinness com animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts relacionados:

Garrafas de uísques ganham versão com tijolinhos tipo Lego

Garrafas de uísques ganham versão com tijolinhos tipo Lego

Eis um mimo que pode interessar apreciadores de boas bebidas alcoólicas: garrafas de rótulos famosos construídas com tijolinhos de Lego.

São seis modelos de fácil montagem. Você pode optar pelos uísques americanos Jack Daniel’s e Marker’s Mark, pelo uísque canadense Crown Royal, pelo conhaque francês Henessy ou pelas tequilas mexicanas Don Julio e Patrón.

Mais famoso clube de uísque do mundo reabre bar na Escócia após reforma de R$ 3 milhões

Mais famoso clube de uísque do mundo reabre bar na Escócia após reforma de R$ 3 milhões

O The Scotch Malt Whisky Society é o mais famoso clube de uísque do mundo, com mais de 37.000 membros de mais de vinte países.

Os desenhos espirituosos de Jaguar, o sociólogo dos botecos cariocas

Os desenhos espirituosos de Jaguar, o sociólogo dos botecos cariocas

O cartunista Jaguar está na lista dos brasileiros que melhor descrevem a cultura do bar e de boteco.

O melhor de tudo é que ele faz isso em texto e desenhos.

O Jaguar é um humorista carioca com rica carreira em veículos de comunicação, contribuindo para o Pif-Paf, do Millôr Fernandes, e ajudando a criar O Pasquim. Está com 92 anos.

Suas impressões sobre o que o compositor Abel Silva chamou um dia de ‘o descanso do lar’ estão reunidas no ótimo livro “Jaguar de Bar em Bar – Confesso que Bebi, Memórias de um Amnésico Alcoólico, lançado em 2001.

Em 158 páginas, o Jaguar traz suas lembranças sobre bares clássicos do Rio de Janeiro onde tomou um chopinho (ou bem mais do que isso), muitas vezes acompanhado por uma dose do digestivo alemão Underberg.

Grandes conhaques do mundo celebram os 175 anos da Harrods, de Londres

Grandes conhaques do mundo celebram os 175 anos da Harrods, de Londres

Duas das mais tradicionais (e melhores) casas de conhaque do mundo lançaram edições limitadas para celebrar os 175 anos da Harrods, a mais famosa loja de departamento de luxo de Londres.

Os presentes para os consumidores do varejista premium foram preparados pela Hennessy, fundada em 1765, e da Courvoisier, de 1835.

Ao lado da Martell (de 1715) e da Rémy Martin (de 1724), elas formam o clássico quarteto de destiladores de uva de Cognac, região localizada a cerca de 500 quilômetros de Paris.

Memes do papa revelam ao mundo o digestivo Malört, ícone de sua cidade natal

Memes do papa revelam ao mundo o digestivo Malört, ícone de sua cidade natal

As brincadeiras na internet sobre a escolha do papa Leão XIV tornaram mundialmente famosa uma bebida que é considerada um símbolo de Chicago, cidade natal do novo pontífice: o digestivo Jeppson’s Malört, conhecido por seu forte amargor.
Jeppson’s Malört é um digestivo licoroso, herbáceo, com 35º de teor alcoólico e extremamente amargo, originário da Suécia, onde foi usada por séculos para tratar de problemas digestivos, talvez por ter como ingrediente principal a Artemisia absinthium – sim, a mesma base do absinto da Europa ocidental, que atraiu Van Gogh, Picasso, Toulose-Lautrec, entre outros artistas, na passagem dos séculos XIX e XX.