Certamente você já viu em pubs e outros bares aqueles pôsteres da Guinness com a inusitada combinação de bichos e cerveja. A fórmula fez tanto sucesso que ser se tornou um clássico da stout irlandesa a ponto de inspirar vídeos de propaganda para a TV.
Os primeiros cartazes com essa temática são de 1935. A inspiração de usar animais para vender a cerveja surgiu quando o cartunista inglês John Gilroy, responsável pelas criações, assistiu a um espetáculo de circo. Quando o leão-marinho se apresentou com seus malabarismos com uma bola, o artista começou a imaginar se o animal seria esperto o suficiente para fazer o mesmo com uma garrafa de cerveja.
Não por acaso, o desajeitado mamífero serviu de ponto de partida para uma série que retratou muitas outras espécies.
Os tucanos, sem dúvida, foram os que tiveram maior fama e ganharam diversas versões – a mais clássica delas a que mostra as aves voando em formação de esquadrilha com um pint em seus bicos.
Mas a variedade é enorme: jacaré, tartaruga, urso, canguru, pelicano, leão, avestruz… Até um mico-leão foi homenageado.
Um coadjuvante sempre presente é o zelador do zoológico, em que Gilroy se autorretrata.
A fama dessas peças publicitárias foi tão grande que, nos anos 1950, a Guinness chegou a produzir três propagandas para a TV, ainda num período de transmissão sem cores, levando os cartazes para a tela, ainda que com menos poesia.
Os escolhidos foram o leão-marinho, o tucano, o avestruz e o canguru.
Abaixo trouxe para você esses quatro vídeos e, em seguida, uma galeria de alguns dos pôsteres clássicos da Guinness com animais.







