Conta o folclore do futebol que, certa vez, o ex-presidente do Corinthians Vicente Matheus agradeceu a Antarctica pelas ‘brahmas’ que a cervejaria havia mandado de graça para comemorar um título do time.
A frase tinha muito mais impacto num tempo que Brahma e Antarctica disputavam palmo a palmo a liderança do mercado de cerveja no Brasil, sem a concorrência com as marcas internacionais e, obviamente, antes de elas se juntarem para surgir a Ambev.
É desse tempo de saudável disputa um dos bordões mais clássicos da publicidade brasileira, utilizado para vender Antarctica: o ‘Você veio aqui para beber ou para conversar?’.
A cervejaria paulistana utilizou o slogan em dois momentos: no início dos anos 1970 e em meados dos anos 1980, com uma pequena mudança, trocando o ‘você veio aqui…’ pelo ‘nós viemos aqui…’.
O que provocou maior impacto foi, sem dúvida, a primeiro versão, realizada ainda com a televisão experimentando os comerciais gravados.
A pergunta espirituosa por si só ganhou mais graça e força no tom sarcástico do sambista Adoniran Barbosa, escolhido a dedo para estrelar a campanha.
Na época, além de cantar, o artista fazia sucesso ao interpretar um pescador na primeira versão da novela Mulheres de Areia, na TV Tupi.
Além do engraçado vídeo em que a pergunta ganha vida de uma maneira inusitada (ver vídeo abaixo), também foram feitos anúncios para revistas, como o da foto deste texto.
A letra da música do filme publicitário é do próprio compositor, com seu tradicional linguajar paulista, e é executada pelo conjunto Demônios da Garoa.
Diz assim:
Domingo fomos todos prestigiar
Uma festa no largo do Bixiga
Ia ser inaugurada a estáuta
Do famoso benemérito Ataliba
Cerveja Antarctica teve para todo mundo
E a raça toda de copo na mão
Se apreparou pra prestar atenção
No discurso do mestre Raimundo
Mas quando ele ia começar
A chimangada toda gelou
Porque em vez do Raimundo falar
Foi a estáuta quem falou:
Vocês vieram aqui pra bebê ou pra conversá?
O próprio Adoniran, para aproveitar hype do anúncio, também escreveu uma marchinha carnavalesca com a mesma temática, que ele mesmo gravou acompanhada pelo Jambo Trio.
Nóis viemos aqui prá quê
Não me amole rapaz
Não me amole
Não me amole
Deixa de conversa mole
Agora não é hora de falá
Nóis viemos aqui
Prá beber ou prá conversá?
Quem gosta de discurso
É orador (é isso aí bixo)
Quem gosta de conversa
É camelô (falou psiu)
Agora não é hora de falá! (o home tá pagando, vamo aproveitá)
Nóis viemos aqui
Prá beber ou prá conversá?
(o que eu combinei foi o seguinte: nóis viemos aqui pra beber e não conversar)
Em meados 1980, a Antarctica retomou a ideia com outros vídeos, mas sem um personagem marcante.
A ideia era mostrar situações em que os consumidores pudessem tomar sua cerveja sem serem atrapalhados.
Abaixo, na sequência, seguem a propaganda original da série, a marchinha gravada por Adoniran e dois dos filmes publicitários dos anos 1980.