O bilionário Elon Musk não perde negócio. Aproveita a força da Tesla, sua empresa de tecnologia que fabrica carros elétricos, para vender outros produtos para os fãs da marca. Sua loja tem mochilas, luminárias, canecas, saleiros (!?!?!)…
Agora, acaba de relançar uma edição limitada de mezcal, a bebida mexicana meia-irmã da tequila, também produzida a partir do agave.
Virou modinha entre os endinheirados americanos, embora seja um produto menos sofisticado do que uma tequila de alta qualidade. Sua variedade mais conhecida é a que traz em sua garrafa um gusano de maguey, uma larva de mariposa utilizada na culinária mexicana – o que não é o caso da versão coxinha do Elon Musk
O mezcal da Tesla é feito pela Nosotros Tequila & Mezcal, uma startup independente da nova geração com uma produção artesanal e sustentável. Utiliza como matéria-prima os agaves nativos Espadín e Bicuishe e tem 43º de graduação alcoólica.
A garrafa é vendida exclusivamente pelo site da Tesla. Tem o mesmo preço da primeira edição, lançada em junho: 450 dólares.
O líquido vem em uma garrafa de vidro soprada à mão, em formato de raio, com acabamento em preto, inspirada na tradição centenário de fabricação de cerâmica de Oaxaca, estado mexicano que tem o mezcal como marca registrada. Tem estilo e é bonita.
A bebida é apresentada em uma garrafa de vidro soprada à mão em formato de raio com acabamento preto, inspirada na tradição centenária de fabricação de cerâmica Barro Negro de Oaxaca.
O recipiente de 750 mililitros foi projetado por Javier Verdura, diretor de design de produtos da Tesla, em homenagem às suas raízes mexicanas e à sua infância na Cidade do México.
A parte que mais gosto é a descrição degustativa preparada pela empresa vamos lá. O mezcal da Tesla tem um paladar “floral, delicado e picante com aromas terrosos e toques de limão, maçã verde e especiarias, seguidos por notas defumadas. Finaliza com tuberosa suave, jasmim e camomila. A sensação na boca é equilibrada, mas forte, com leves notas amargas no final”. Gostou?
O mezcal não é a primeira experiência etílica da Tesla. Em 2020, a empresa lançou uma garrafa bem parecida de tequila por 250 dólares e também teve edição esgotada — embora até hoje tenha gente vendendo (bem) caro na Amazon.