No início do ano, a educadora física Maria Laís dividia seu tempo entre dar aulas como personal trainer em Araguari (MG) e fazer apresentações musicais em bares arrumadinhos na região de Uberlândia (MG).
Tudo mudou quando ela iniciou a saga Fazendo Alegria dos Botecos na sua conta do Instagram, a @amalacanta, apoiada por um casal de amigos.
A proposta é das mais simples: aparecer de surpresa a um boteco raiz da cidade e começar a tocar violão e cantar músicas populares.
Como chega sem avisar, seu público é o que está por lá, tomando uma cerveja, comendo um negocinho, jogando uma sinuquinha ou simplesmente jogando conversa fora.
Tem bêbado chato? Alguns… A grande maioria, no entanto, é de um povo que entra no clima e faz coro aos sucessos de modas de viola antigas e clássicos sertanejos.
“É como se você estivesse em uma roda de amigos tocando violão, com uma cervejinha”, explica a artista.
Ela toca de tudo um pouco. Boate Azul, Último Adeus, Evidências, Talismã, Dormi na Praça… Além das canções conhecidas, também tem espaço no repertório para músicas de sua autoria.
De forma simples, o projeto da Maria Laís, ou Mala, como os amigos a chamam, consegue mostrar sem filtros o verdadeiro espírito dos autênticos botecos brasileiros, revelando a alegria e o convívio amistoso de seus frequentadores.
A fórmula fez sucesso instantâneo nas redes sociais.
O primeiro vídeo, no Boteco do Marcão, teve mais de 2 milhões de exibições. Em menos de 6 meses, sua conta no Instagram pulou de algumas centenas de seguidores para mais de 400 mil.
Sua área de atuação por enquanto é Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a segunda maior do estado, com 712.000 habitantes.
Mala calcula ter visitado até o momento “50 para mais” bares, sempre acompanhado por colegas que a ajudam na produção.
Os locais de visita são decididos minutos antes da apresentação-relâmpago. “Chegamos de sempre de surpresa”, diz.
Histórias são muitas.
No Bar do Roberto, um dos frequentadores, o Zezinho, se emocionou ao ouvir e cantar junto a canção Meu Disfarce, do Bruno e Marrone. “Deve ter dado saudade da morena”, brinca Mala. “Hoje ele é nosso amigo”.
O Marcão, dono do bar que deu início à saga, também estabeleceu uma amizade com a cantora e a convidou para tocar em sua festa de aniversário. “Foi uma grande honra”, diz.
O crescimento do @amalacanta abriu novas oportunidades artísticas para Maria Laís.
Além dos fãs da internet, a cantora já recebeu convite para apresentações em eventos particulares e shows e outros estados.
A fama rendeu até um momento de tietagem explícita para alguém apaixonada por música caipira: um encontro ao vivo e em cores com o cantor Daniel, devidamente registrado no Instagram.
Quem sabe ele não encara participar um dia da saga Fazendo a Alegria no Boteco?
A seguir, veja três vídeos da Saga para você conhecer um pouco mais dos botecões do interiorzão do Brasil.
Se quiser ver mais, é só ir no Instagram ou no Tik Tok da Mala, que têm a mesma direção: @amalacanta.
@amalacanta Saga fazendo a alegria do boteco. Bar do Toim parte 1. #buteco #boteco #sertanejo #sofrencia #voz #raiz #cerveja
♬ som original – Mala
@amalacanta Saga fazendo a alegria do boteco. Toca Raul? #cantando #Cover #sertanejo #raiz #voz #sofrencia
♬ som original – Mala
@amalacanta Olha a reação dele! Largou tudo e veio cantar junto! #cover #sertanejo #cantando #raiz #boteco
♬ som original – Mala