Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Entrou água no chope do Festival Brasileiro da Cerveja

Um dos principais eventos nacionais do mercado de microcervejarias vive um daqueles impasses que seriam cômicos, se não fossem trágicos: o Festival Brasileiro da Cerveja está sendo anunciado com o mesmo nome para as mesmas datas e horários, em duas cidades diferentes.

Estamos falando de uma festa grande. Neste ano atraiu, em março, mais de 30 mil pessoas pela chance de experimentar bebidas de quase uma centena de fábricas de todo o Brasil em Blumenau (SC), no mesmo espaço em que ocorre, em outubro, a tradicional Oktoberfest. O Concurso Brasileiro de Cervejas, que acontece simultaneamente, recebeu inscrições de 567 cervejarias de 21 Estados.

Só que sua credibilidade e, principalmente, a edição do próximo ano estão em xeque por causa de uma disputa sobre quem tem o direito de organizar o lucrativo evento. Até a justiça já foi acionada  

De um lado da contenda está a Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura, a Ablutec, responsável há 15 anos pelo festival. Do outro, está a prefeitura de Blumenau, que tem o registro dos nomes Festival Brasileiro da Cerveja e Concurso Nacional de Cervejas.

No início de abril, a prefeitura catarinense enviou uma notificação extrajudicial pedindo para que a Ablutec deixe de usar a marca e anunciou que passa a ser a única responsável pela realização da festa.

A associação respondeu que as denominações são de domínio público e informou que realizará o Festival Brasileiro da Cerveja em Balneário Camboriú (SC), a 65 quilômetros de Blumenau, nos mesmos dias e horários programados.

A prefeitura foi à Justiça e, no fim de junho, obteve liminar que impede a Ablutec de usar as marcas, sob pena de multa – decisão até agora solenemente ignorada.

O fato é que um evento tão importante para o mercado de cerveja está sendo promovido com o mesmo nome, para a mesma data (12 a 15 de março de 2025), em dois municípios diferentes (Blumenau e Balneário Camboriú). A Ablutec usa o instagram @festivaldacerveja (com 39 mil seguidores) e a prefeitura lançou o @festivalbrasileirodacerveja (com pouco mais 1 mil seguidores).

Não importa muito quem está certo. A única certeza é que a rica e diversa comunidade das microcervejarias brasileiras já está perdendo.

Afinal, honestamente…, dá para se programar para expor ou ir ao Festival Brasileiro da Cerveja de 2025 diante de tanta incerteza?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts relacionados:

A margarita da J-Lo: 125 calorias, 8 gramas de carboidrato, zero de gordura e sem glúten

A margarita da J-Lo: 125 calorias, 8 gramas de carboidrato, zero de gordura e sem glúten

A marca de bebidas criada pela atriz Jennifer Lopez mantém a estratégia de investir em versões mais suaves de drinques tropicais.

A Delola (Lola é um apelido familiar da atriz) aproveitou o início do verão do hemisfério norte para apresentar a Margarita Light.

Johnnie Walker lança um uísque especial para preparar drinques

Johnnie Walker lança um uísque especial para preparar drinques

Os puristas certamente vão torcer o nariz. A marca de uísque escocês Johnnie Walker lançou recentemente uma versão própria para preparar drinques: o Johnnie Walker Black Ruby.

A novidade é mais um movimento da Diageo, multinacional dona do rótulo, de convencer as novas gerações a incluírem os uísque entre suas opções. A novidade é descrita por bebedores que a experimentaram em primeira mão como suave e com uma expressão mais doce e frutada. O marketing falou em “tons fortes de frutas vermelha, a doçura do mel e notas ricas de figos, ameixas e cereja marrasquino”. A ideia é vender um uísque para paladares menos acostumados a amargos.

Um pinguim de estimação num boteco na Baixada Fluminense

Um pinguim de estimação num boteco na Baixada Fluminense

Acredite se quiser: um pinguim passou uma temporada no botecão aí acima, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

A ave foi levada ao bar por um cliente que a encontrou em uma praia do Rio de Janeiro. De cara, conquistou a simpatia do dono, o português Belmiro Rodrigues, na foto de camisa branca e gravata atrás do balcão.

Destilado de sidra conecta a Normandia com a nova geração do uísque japonês

Destilado de sidra conecta a Normandia com a nova geração do uísque japonês

Calvados é um destilado da sidra (o fermentado de suco de mação) produzido na Normandia francesa. É uma bebida clássica, feitas de maçãs especialmente cultivadas

Cerveja sem álcool do interior de SP entra na lista das melhores do mundo

Cerveja sem álcool do interior de SP entra na lista das melhores do mundo

Uma cerveja artesanal brasileira sem álcool foi escolhida a melhor do mundo em sua categoria na World Beer Cup, uma das mais prestigiadas premiações globais do mercado cervejeiro. A Melancia Sour’n Salt, da cervejaria SIM!, recebeu a medalha de ouro na categoria Specialty Non-Alcohol Beer, ao superar outras 34 concorrentes.

A vencedora traz em sua composição água, malte de cevada, lúpulo, hibisco, melancia e levedura e é inspirada no estilo alemão Gose, reconhecida pelo sabor ácido e o pouco amargor. De coloração avermelhada, inclui, como diz o nome, um toque sutil de sal.