Explorar a alma de um boteco pode ser bastante desafiador. O gaúcho Francisco Cechin Junior encontrou uma fórmula bem-humorada para mostrar a essência da sociabilidade raiz nacional.
Na pele de seu personagem ‘Chico, O Vendedor Raiz’, o humorista combina piadas inteligentes, frases espirituosas e um olhar atento para apresentar em vídeos curtos sobre bares 100% autênticos em seu perfil no Instagram.
Sua área de atuação na espetacular série Bares pelo Mundo é o interiorzão do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O Chico apresenta suas credenciais na bio: ele afirma ser especialista em brique e analista de ‘bulicho’, que é um regionalismo sulista para bares e mercearias de pequeno porte.
Até o fim de julho, ele havia exibido 52 botecões, trinta da primeira temporada e 22 (até agora) da segunda.
Abaixo, eu até deixo alguns vídeos recentes, mas você consegue assistir a todos no Instagram no Chico, que recomendo fortemente que você siga: @chicovendedorraiz.
O roteiro tem sempre a mesma estrutura, como nos bons esquetes humorísticos.
Ele chega ao local em um carro do século passado e mostra a fachada. Em seguida, com seu sotaque carregado da Serra Gaúcha, o Chico dá um panorama do ambiente e vai pedir a especialidade da casa – sim, todo bar, em qualquer lugar do mundo, tem uma bebida para chamar de sua.
Aqui, no Bares pelo Mundo, é sempre uma cachaça recheada de poesia, muitas vezes servida em embalagens improvisadas. Pode ser a de ‘melado, canela ou bergamota’, a ‘com sassafrás’ ou ainda ‘a de jabuticaba colhidas ao entardecer’.
Em seguida, vai ‘interagir com a turma’, como ele diz. Nesse momento, mostra um pouco mais de sua genuinidade.
Nada de paquera ou decoração ensaiada. Nos botecões explorados pelo Chico prevalecem o relógio com marca de caninha, as folhinhas, as quinquilharias que foram esquecidas, a mesa de sinuca, a cancha de bocha, os recados para organizar o entretenimento (como, por exemplo, ‘para jogar bocha, tem que tomar 1 cerveja, 1 refri ou 1 Samba; se não, paga R$ 3), as frases para coibir o fiado, as jukebox (com música nativista e sertanejo), o carteado…
Em seguida, para finalizar, ele faz a análise final onde destaca algumas das curiosidades do lugar, sempre de forma espirituosa. Pode ser desde de um detalhe inusitado da construção, itens à venda ou algo relacionado ao ambiente do bar. Trabalho completo!
Embora seja um quadro humorístico, o Bares pelo Mundo revela um Brasil despercebido (ou esquecido) dos grandes centros urbanos, que tem um ritmo próprio e não dá tanta bola para comidas gourmet ou coquetéis sofisticados.
Aqui o que vale é a espontaneidade e a singela alegria de tomar uma com os amigos, comer alguma coisa e jogar conversa fora, sem precisar se arrumar para ver e ser visto.
O dia oficial de colocar no ar os episódios da série é a sexta-feira, bem na happy hour, que é para começar o fim de semana no pique apropriado.
Como extras, no YouTube do Chico, O Vendedor Raiz, você vai encontrar pílulas premium, com entrevistas com alguns dos bodegueiros e frequentadores folclóricos. Vale a pena ver.
Veja baixo alguns dos reviews (ou, como diz o Chico: ‘análise, para ti que não fala inglês’):