Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vaga-lumes: o segredo para produzir um saquê especial

Um fabricante japonês de saquês encontrou na visita de vaga-lumes em sua fonte de água (sim, vaga-lumes) uma maneira de valorizar a pureza da sua bebida.

A premissa é que a limpeza da água é essencial tanto para os belos pirilampos como também para o saquê. E se eles aparecem, sinal que a água está límpida e vai dar aquele ‘up’ na milenar bebida japa, tornando-a

Por isso saquê Kataru Hotaru é produzido apenas nos anos em que vaga-lumes aparecem no rio Miyagawa, local de captação da água utilizada na fermentação.

Foi o que aconteceu na edição especial lançada pela empresa agora em junho. Apenas 2.500 garrafas foram produzidas, em embalagens retornáveis. A data estampada em seu rótulo (7 de junho de 2023) é o dia em que os ‘lanterninhas’ apareceram pela primeira vez.

No vídeo abaixo, dá para ver o momento em que os vaga-lumes surgem em uma cachoeira do Miyagawa, num cenário que retrata a delicadeza dos japoneses.

A Motosaka Sake tem uma história de mais de 200 anos e está sediada no distrito de Taki, na província de Mie, a cerca de 400 quilômetros de Tóquio. Seus proprietários tomam cuidados especiais, como evitar equipamentos mecânicos e cultivar o arroz em seus próprios campos. Também buscam matérias-primas locais.

O Kataru Hotaru só é vendido no site da empresa, o que inviabiliza para a maioria dos consumidores brasileiros. Parte da renda obtida com o produto serão doados para atividades de conservação do rio Miyagawa, classificado em primeiro lugar em qualidade de água nas últimas 11 pesquisas realizadas sobre o tema pelo governo japonês.

Veja o vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts relacionados:

Entrou água no chope do Festival Brasileiro da Cerveja

Entrou água no chope do Festival Brasileiro da Cerveja

Um dos principais eventos nacionais do mercado de microcervejarias vive um daqueles impasses que seriam cômicos, se não fossem trágicos: o Festival Brasileiro de Cerveja está sendo anunciado com o mesmo nome para as mesmas datas e horários, em duas cidades diferentes.

Estamos falando de uma festa grande. Neste ano atraiu, em março, mais de 30 mil pessoas para experimentar bebidas de quase uma centena de fábricas de todo o Brasil em Blumenau (SC), no mesmo espaço em que ocorre, em outubro, a tradicional Oktoberfest. O Concurso Brasileiro de Cervejas, que acontece simultaneamente, recebeu inscrições de 567 cervejarias de 21 Estados

Os cartões-postais de antigamente que não deixavam ninguém sóbrio

Os cartões-postais de antigamente que não deixavam ninguém sóbrio

O envio de cartões postais com piadas e frases de duplo sentido foram muito comuns no século XX – e muito deles tratavam de bares e bebedeiras.

Em um tempo sem transporte eficiente e muito menos sem internet, essas correspondências eram usadas para contar sobre viagens, fazer convites, falar das novidades, avisar que estava chegando ou simplesmente manter contato, como hoje podemos fazer simplesmente com uma mensagem no Whatsapp. De um lado do cartão, ficava uma imagem que chamasse a atenção por uma razão. Da outra, um espaço para o endereço do destinatário e uma breve mensagem. O envio era feito pelos Correios.

Absolut celebra o ícone da pop art americano Keith Haring em garrafa comemorativa

Absolut celebra o ícone da pop art americano Keith Haring em garrafa comemorativa

Os colecionadores vão adorar. A Absolut lançou no início do mês mais uma de suas aguardadas garrafas comemorativas. O homenageando da vez é o ícone da pop art americano Keith Haring.

A nova embalagem inspirada em uma das quatro litografias que o artista fez para a marca em 1986, em vibrantes amarelo e vermelho. Haring foi a segunda celebridade escolhida pela Absolut a fazer arte a partir de sua garrafa – o primeiro foi Andy Warhol, que o indicou e foi tema de um recipiente de edição limitada lançado no ano passado.

Jägermeister ganha um ar mais jovem em versão com raspas de laranjas

Jägermeister ganha um ar mais jovem em versão com raspas de laranjas

O clássico licor alemão Jägermeister acaba de lançar uma versão que combina suas 56 variedades de ervas, raízes e especiarias com raspas de laranja siciliana. O objetivo, como o de tantos outros destilados das antigas, é atrair um público mais jovem com um sabor mais suave do que a receita original.

A coloração alaranjada do Jägermeister Orange contrasta com o âmbar comercializado nas tradicionais garrafas verdes. O modo de consumo recomendado pelo fabricante é o mesmo: deixar a bebida no congelador e servir bem gelada, a 18 graus Celsius negativo, segundo eles. A menor intensidade no amargor faz a novidade também ser sugerida para o preparo de drinques, também na linha do boom da coquetelaria mundial.

O que os alemães bebiam na Paris ocupada na Segunda Guerra

O que os alemães bebiam na Paris ocupada na Segunda Guerra

O Barman do Ritz de Paris é um daqueles livros com todos os ingredientes para virar um filmaço. É também uma aula para quem gosta de drinques bem feitos e história.  

Seu autor, Philippe Collin, remonta fatos reais para trazer uma narrativa envolvente que tem como pano de fundo a ocupação alemã na capital francesa durante a Segunda Guerra.