O cuidado em se alinhar com as preocupações ambientais começa, aos poucos, a aparecer na indústria de bebidas.
A produtora japonesa do gim premium KI NO BO celebrou no fim de junho o início de uma construção de uma destilaria neutra em carbono – pelo menos essa á promessa de seus proprietários.
Com custos estimados de 25 milhões de dólares, a nova fábrica vai custar 25 milhões de dólares e deve ficar pronta no segundo semestre do ano que vem. Sua caldeira será movimentada exclusivamente com energia renovável, com forças eólicas, solares, hídricas e geotérmicas. Localizada em Quioto, sede da empresa, a instalação vai permitir quintuplicar a capacidade de produção do gim.
O lançamento da destilaria foi abençoado por uma cerimônia xintoísta, no melhor estilo nipônico, para ‘garantir uma construção tranquila e a prosperidade da destilaria.
O KI NO BO é um gim tem características genuínas orientais, que tem atraído consumidores de todo mundo. É preparado com aguardente de arroz e combina onze espécies botânicas locais, entre eles o yuzu amarelo (nativo de Quioto), cipreste japonês), folhas de bambu e chá verde.
Quer comprar uma? Por enquanto, você terá de trazer dos Estados Unidos ou da Europa. Cada uma custa por volta de 400 reais.

Conheça mais sobre a bebida: https://kyotodistillery.jp/en/products/item1.php