Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Artistas ucranianos criam rótulos para edição especial de champanhe

Garrafas da Coleção Especial 'Vitória da Dignidade'

Um grupo de seis artistas ucranianos encontrou uma maneira pacífica para ajudar seu país na guerra contra a Rússia: criaram rótulos para uma edição limitada da champanhe Millésime 2015, da casa francesa Pierre Morlet.

A iniciativa ‘Vitória da Dignidade’ tem como objetivo levantar recursos financeiros para o Hospital Clínico Militar do Ministério de Defesa da Ucrânia.

Millésime 2015 é de uma colheita especial e rara, surgida apesar das difíceis condições climáticas do ano. As geadas precoces daquele ano ameaçaram as uvas. Os enólogos tiveram de empregar um método antigo para aquecer as vinhas, para aumentar a temperatura perto das raízes das uvas.

Envelhecido sobre borras por mais de 6 anos, a bebida tem potencial de envelhecimento até 2030. Sua composição é de 85% Chardonnay e 15% Pinot Noir, todas colhidas nos vinhedos Premier e Grand Cru da casa, localiza na região de Champanhe.

Foram produzidas apenas 2.388 garrafas, com rótulos inspirados em obras de Oleksii Apollonov, Mykola Bilous, Olena Pryduvalova, Maryna Skugareva, Oleksandr Sukolit e Oleg Tistol. A unidade custa a parte de 380 euros, que podem ser compradas neste site.

Em comum, todos esses artistas visuais foram impactados pelo conflito, iniciado em fevereiro de 2022.

A pintora Maryna Skugareva, que já expôs em diversas capitais europeias, escolheu, uma tela de sua série ‘The Roads’ para falar de sua relação com a guerra.

“A invasão trouxe um novo significado para esse trabalho. Milhões de pessoas foram forçadas a se deslocar por essas estradas o mais longe possível dos horrores da guerra. Ao mesmo tempo, os soldados se moviam em direção ao inimigo”, disse.

“Os caminhos eram utilizados por voluntários, ambulâncias, hospitais móveis e veículos para a evacuação dos feridos. De uma forma ou de outra, essas são as minhas estradas, estradas ucranianas. As estradas pelas quais todos nós lutamos tanto hoje para poder percorre-las livremente, sob um céu seguro. Este é o caminho para a Vitória.”

Confira abaixo das telas que inspiraram os rótulos da coleção:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts relacionados:

Schlitz, a primeira cervejaria gigante dos EUA

Schlitz, a primeira cervejaria gigante dos EUA

Quem conhece bem a história da cerveja sabe a força do sobrenome germânico Schlitz. O alemão Joseph Schlitz veio para os Estados Unidos aos 20

Champanhe na arquibancada: um desafio em Wimbledon

Champanhe na arquibancada: um desafio em Wimbledon

O torneio de tênis mais clássico do circuito profissional, mesmo de com sua plateia elegante, sofre com a falta de etiqueta de seus espectadores.

No caso específico, a insistência de abrir garrafas de champanhe durante as partidas, realizadas nas clássicas quadras dos arredores de Londres.

Os segredos do bar do Seu Nacib, o botecão de Gabriela, Cravo e Canela

Os segredos do bar do Seu Nacib, o botecão de Gabriela, Cravo e Canela

Poucos autores descrevem tão bem a tradição do boteco no dia a dia de uma cidade como Jorge Amado em Gabriela, Cravo e Canela, escrito em

Memes do papa revelam ao mundo o digestivo Malört, ícone de sua cidade natal

Memes do papa revelam ao mundo o digestivo Malört, ícone de sua cidade natal

As brincadeiras na internet sobre a escolha do papa Leão XIV tornaram mundialmente famosa uma bebida que é considerada um símbolo de Chicago, cidade natal do novo pontífice: o digestivo Jeppson’s Malört, conhecido por seu forte amargor.
Jeppson’s Malört é um digestivo licoroso, herbáceo, com 35º de teor alcoólico e extremamente amargo, originário da Suécia, onde foi usada por séculos para tratar de problemas digestivos, talvez por ter como ingrediente principal a Artemisia absinthium – sim, a mesma base do absinto da Europa ocidental, que atraiu Van Gogh, Picasso, Toulose-Lautrec, entre outros artistas, na passagem dos séculos XIX e XX.

Absolut celebra o ícone da pop art americano Keith Haring em garrafa comemorativa

Absolut celebra o ícone da pop art americano Keith Haring em garrafa comemorativa

Os colecionadores vão adorar. A Absolut lançou no início do mês mais uma de suas aguardadas garrafas comemorativas. O homenageando da vez é o ícone da pop art americano Keith Haring.

A nova embalagem inspirada em uma das quatro litografias que o artista fez para a marca em 1986, em vibrantes amarelo e vermelho. Haring foi a segunda celebridade escolhida pela Absolut a fazer arte a partir de sua garrafa – o primeiro foi Andy Warhol, que o indicou e foi tema de um recipiente de edição limitada lançado no ano passado.