Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A estratégia da cubana Bacardi para vender seu rum pelo mundo

Talvez a marca cubana mais boêmia pré-revolução seja a Bacardi. O rum mais vendido do mundo surgiu em 1862, na cidade de Santiago de Cuba, pelas mãos do espanhol Facundo Bacardi e fez sucesso desde os primeiros anos.

Foi a primeira multinacional cubana, ao abrir uma fábrica em Barcelona, na Espanha, em 1910.

Em 1960, suas propriedades foram confiscadas por Fidel Castro e sua companheirada na Revolução Cubana – a destilaria onde estava instalada hoje produz o rum Santiago de Cuba, considerado o de melhor qualidade da ilha.

Mesmo no exílio, os proprietários da Bacardi mantiveram a marca e estabeleceram destilarias em outros locais, como Bahamas e Porto Rico.

A seguir seguem alguns curiosos pôsteres publicitários da era pré-Fidel Castro.

Repare no outro popular produto lançado por Bacardi nos anos 40, a cerveja Hatuey, a mesma que o garoto Manolin ia buscar no bar Esplanada no imperdível O Velho e O Mar, de Ernest Hemingway.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts relacionados:

Em busca de um bom malbec, Miolo compra vinícola na Argentina

Em busca de um bom malbec, Miolo compra vinícola na Argentina

Eis uma boa notícia para os brasileiros que gostam de vinho. A Miolo anunciou no início de dezembro a compra da Bodega Renacer, localizada no entorno de Mendoza, na Argentina, aos pés da Cordilheira dos Andres.

É uma vinícola boutique, com 30 hectares de vinhedo, alguns com mais de 70 anos, e equipamentos modernos. Produz, entre outras uvas, cabernet franc, cabernet sauvignon e, claro, malbec.

Sua produção anual é de 1,3 milhão de garrafas por ano, com foco no mercado premium e em exportação. Dá para comprar alguns de seus (bons) rótulos em supermercados brasileiros. O local tem ainda um restaurante com uma estrela Michelin e um programa de enoturismo concorrido entre os brasileiros.

Vinho do Porto envelhecido por 80 anos traz aromas de nozes, mel, café e figo

Vinho do Porto envelhecido por 80 anos traz aromas de nozes, mel, café e figo

Envelhecer bebidas alcoólicas combina tradição e ciência em busca de sabores cada vez mais únicos. Os produtores de vinho do Porto resolveram elevar essa arte que tão bem dominam a um patamar mais alto.

O Instituto do Vinho do Porto e do Douro criou no início do ano a classificação 80 anos para os Tawny, sua variedade que tem um envelhecimento prolongado. Para ter essa distinção no rótulo, o blend precisa ter idade média com, no mínimo, 8 décadas de guarda. Em outras palavras, são utilizados vinhos produzidos com uvas cultivadas na primeira metade do século XX.

Tesla encontra mais uma forma para ganhar dinheiro: o mezcal

Tesla encontra mais uma forma para ganhar dinheiro: o mezcal

O bilionário Elon Musk não perde negócio. Aproveita a força da Tesla, sua empresa de tecnologia que fabrica carros elétricos, para vender outros produtos para os fãs da marca. Sua loja tem mochilas, luminárias, canecas, saleiros (!?!?!)…

Agora, acaba de relançar uma edição limitada de mezcal, a bebida mexicana meia-irmã da tequila, também produzida a partir do agave.

Virou modinha entre os endinheirados americanos, embora seja um produto menos sofisticado do que uma tequila de alta qualidade. Sua variedade mais conhecida é a que traz em sua garrafa um gusano de maguey, uma larva de mariposa utilizada na culinária mexicana – o que não é o caso da versão cozinha do Elon Musk

De onde veio a ideia de usar animais para vender Guinness nos pubs e na tevê

De onde veio a ideia de usar animais para vender Guinness nos pubs e na tevê

Certamente você já viu em pubs e outros bares aqueles pôsteres da Guinness com a inusitada combinação de bichos e cerveja. A fórmula fez tanto sucesso que ser se tornou um clássico da stout irlandesa a ponto de inspirar vídeos de propaganda para a TV.

Os primeiros cartazes com essa temática são de 1935. A inspiração de usar animais para vender a cerveja surgiu quando o cartunista inglês John Gilroy, responsável pelas criações, assistiu a um espetáculo de circo. Quando o leão-marinho se apresentou com seus malabarismos com uma bola, o artista começo a imaginar como seria se o animal seria esperto o suficiente para fazer o mesmo com uma garrafa de cerveja.

Como foi o desafio de escolher as melhores cachaças do Brasil

Como foi o desafio de escolher as melhores cachaças do Brasil

Nada representa tão bem a brasilidade etílica como a cachaça. Há dezenas de milhares de alambiques espalhados por todos os estados brasileiros, explorando toda as