Uma cerveja artesanal brasileira sem álcool foi escolhida a melhor do mundo em sua categoria na World Beer Cup, uma das mais prestigiadas premiações globais do mercado cervejeiro. A Melancia Sour’n Salt, da cervejaria SIM!, recebeu a medalha de ouro na categoria Specialty Non-Alcohol Beer, ao superar outras 34 concorrentes.
A vencedora traz em sua composição água, malte de cevada, lúpulo, hibisco, melancia e levedura e é inspirada no estilo alemão Gose, reconhecida pelo sabor ácido e o pouco amargor. De coloração avermelhada, inclui, como diz o nome, um toque sutil de sal.
“A Melancia Sour’n Salt é cheia de sabor e personalidade”, diz o especialista em cervejas Eduardo Passarelli. “Dá para sentir um leve dulçor da fruta no paladar, com uma leve acidez”, afirma.
O rótulo compõe uma linha da cervejaria SIM! inspirada em frutas tropicais. Além da de melancia, estão disponíveis os sabores abacaxi e maracujá, todas apresentadas como uma edição limitada.
Uma característica importante da SIM!, que fica localizada em Campinas (SP), é o fato de ela ter foco exclusivo em cerveja sem álcool. A cervejaria surgiu em 2024, criada pelos mesmos donos da cervejaria Cogumelo. Sua missão é produzir bebidas com o mesmo sabor e complexidade das variações alcoólicas. Toda sua estrutura de pesquisa e tecnologia é direcionada para melhorar a qualidade e atender a uma demanda cada vez mais crescente — segundo a consultoria internacional Euromonitor, o consumo no Brasil deve atingir algo próximo de 1 bilhão de litros, um avanço de 53,8% em relação a 2023.
Por enquanto, a SIM! produziu seis receitas. As outras três são a Summer Ale, a Ginger Ale (com gengibre) e a IPA. Todas têm 0,3% de teor alcoólico (pela legislação brasileira, são sem álcool as cervejas com menos de 0,5% de álcool). Podem ser compradas na loja da cervejaria, no link https://loja.simcerveja.com.br/. A Melancia Sour’n Salt custa R$ 17,90 a latinha de 350 mililitros.
A World Beer Cup é realizada nos Estados Unidos. Nesta edição, seus 265 jurados avaliaram às cegas 8.374 variedades, de 49 países. Entre os critérios observados estão estilo, proposta, aroma e possíveis defeitos. Outras duas cervejas brasileiras receberam medalha de ouro, ambas produzidas pela 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu: a Quadruppel 277, na modalidade Belgian-Style Strong Specialty Ale, e a Canoa Quebrada, na categoria Gose.