Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cerveja sem álcool do interior de SP entra na lista das melhores do mundo

Cerveja SIM! de melancia, que ganhou prêmio em concurso internacional

Uma cerveja artesanal brasileira sem álcool foi escolhida a melhor do mundo em sua categoria na World Beer Cup, uma das mais prestigiadas premiações globais do mercado cervejeiro. A Melancia Sour’n Salt, da cervejaria SIM!, recebeu a medalha de ouro na categoria Specialty Non-Alcohol Beer, ao superar outras 34 concorrentes.

A vencedora traz em sua composição água, malte de cevada, lúpulo, hibisco, melancia e levedura e é inspirada no estilo alemão Gose, reconhecida pelo sabor ácido e o pouco amargor. De coloração avermelhada, inclui, como diz o nome, um toque sutil de sal.

 “A Melancia Sour’n Salt é cheia de sabor e personalidade”, diz o especialista em cervejas Eduardo Passarelli. “Dá para sentir um leve dulçor da fruta no paladar, com uma leve acidez”, afirma.

O rótulo compõe uma linha da cervejaria SIM! inspirada em frutas tropicais. Além da de melancia, estão disponíveis os sabores abacaxi e maracujá, todas apresentadas como uma edição limitada.

Uma característica importante da SIM!, que fica localizada em Campinas (SP), é o fato de ela ter foco exclusivo em cerveja sem álcool. A cervejaria surgiu em 2024, criada pelos mesmos donos da cervejaria Cogumelo. Sua missão é produzir bebidas com o mesmo sabor e complexidade das variações alcoólicas. Toda sua estrutura de pesquisa e tecnologia é direcionada para melhorar a qualidade e atender a uma demanda cada vez mais crescente — segundo a consultoria internacional Euromonitor, o consumo no Brasil deve atingir algo próximo de 1 bilhão de litros, um avanço de 53,8% em relação a 2023.  

Por enquanto, a SIM! produziu seis receitas. As outras três são a Summer Ale, a Ginger Ale (com gengibre) e a IPA. Todas têm 0,3% de teor alcoólico (pela legislação brasileira, são sem álcool as cervejas com menos de 0,5% de álcool). Podem ser compradas na loja da cervejaria, no link https://loja.simcerveja.com.br/. A Melancia Sour’n Salt custa R$ 17,90 a latinha de 350 mililitros.

A World Beer Cup é realizada nos Estados Unidos. Nesta edição, seus 265 jurados avaliaram às cegas 8.374 variedades, de 49 países. Entre os critérios observados estão estilo, proposta, aroma e possíveis defeitos. Outras duas cervejas brasileiras receberam medalha de ouro, ambas produzidas pela 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu: a Quadruppel 277, na modalidade Belgian-Style Strong Specialty Ale, e a Canoa Quebrada, na categoria Gose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts relacionados:

Bom para malária! O aperitivo francês que quase todo mundo esqueceu

Bom para malária! O aperitivo francês que quase todo mundo esqueceu

Embora fora de moda, o aperitivo St Raphaël é uma daquelas bebidas tradicionais que merecem ser provadas ao menos uma vez.

Sua base é o mistelle, o mosto de uvas não fermentado temperado com álcool etílico potável e sem adição de sacarose ou outro adoçante – o que o faz ser uma espécie de vinho fortificado.

O ingrediente mais marcante são as cascas de quinquina, uma planta andina que contém a quinina, base do quinino, usado no tratamento da malária.

O boteco como ele é: conheça O Convidativo Bar do Silvera

O boteco como ele é: conheça O Convidativo Bar do Silvera

Esqueça os botecos da moda: o botequim genuinamente brasileiro tem garrafas de caninhas baratas nas prateleiras (e de Cynar, de conhaque Dreher…), ovos coloridos e frituras em uma estufa um pouco desgastada, uma tevê para a hora do jogo, troféus de algum time de bairro e, mais do que nunca, um dono que todo mundo conhece e está sempre atrás do balcão, faça chuva ou faça sol.

Esses estabelecimentos com carimbo verde-amarelo estão espalhados por todas as regiões, nas capitais e no interior. Tenho certeza que tem um desses no seu bairro, mesmo que você nunca tenha se animado a dar uma entradinha ali.

Gim com toque brasileiro é reconhecido como o melhor do mundo

Gim com toque brasileiro é reconhecido como o melhor do mundo

Uma destilaria de gim na área rural de Campinas, no interior de São Paulo, tem se destacado em premiações internacionais, alcançando mais de 60 medalhas desde 2018.

O grande diferencial da BEG Gin é temperar os clássicos zimbro e semente de coentro de um gim seco clássico com botânicos cheios de brasilidade, como, por exemplo, as folhas de pitangueira, o sabugueiro-do-Brasil, a laranja lima e a mexerica ponkan.

Johnnie Walker lança um uísque especial para preparar drinques

Johnnie Walker lança um uísque especial para preparar drinques

Os puristas certamente vão torcer o nariz. A marca de uísque escocês Johnnie Walker lançou recentemente uma versão própria para preparar drinques: o Johnnie Walker Black Ruby.

A novidade é mais um movimento da Diageo, multinacional dona do rótulo, de convencer as novas gerações a incluírem os uísque entre suas opções. A novidade é descrita por bebedores que a experimentaram em primeira mão como suave e com uma expressão mais doce e frutada. O marketing falou em “tons fortes de frutas vermelha, a doçura do mel e notas ricas de figos, ameixas e cereja marrasquino”. A ideia é vender um uísque para paladares menos acostumados a amargos.

Garrafas de uísques ganham versão com tijolinhos tipo Lego

Garrafas de uísques ganham versão com tijolinhos tipo Lego

Eis um mimo que pode interessar apreciadores de boas bebidas alcoólicas: garrafas de rótulos famosos construídas com tijolinhos de Lego.

São seis modelos de fácil montagem. Você pode optar pelos uísques americanos Jack Daniel’s e Marker’s Mark, pelo uísque canadense Crown Royal, pelo conhaque francês Henessy ou pelas tequilas mexicanas Don Julio e Patrón.