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Outra celebridade tem uma bebida para chamar de sua: o uísque da Beyoncé

Os astros internacionais do cinema e da música encontraram no mercado de bebidas alcoólicas mais um negócio lucrativo.

Tem o gim do Brad Pitt, o The Gardener; a tequila do George Clooney, a Casamigos; os coquetéis da Jennifer Lopes, a Delola; o rum do Bruno Mars, o SelvaRey, e muitos outros…

Agora, acaba de ser lançado o uísque da Beyoncé: o SirDavis.

É uma troca quase irresistível: as empresas entram com um produto novo e milhões de dólares e os artistas entregam sua imagem (mais milhões de seguidores nas redes sociais) para um ecossistema cada vez mais concorrido, na busca por elementos que reforcem uma identidade.

A conexão da vencedora de 32 prêmios Grammy com o SirDavis está ligada ao recente movimento que a Beyoncé fez em sua carreira, ao investir no estilo country music, com direito a se tornar a primeira mulher negra a liderar as paradas americanas do gênero.

Não por acaso foram resgatar uma história do fundo do baú. Davis é nome do bisavô paterno da multipremiada artista teria sido um moonshiner, como eram chamados os fabricantes ilegais de uísque durante a Lei Seca nos Estados Unidos, de 1920 a 1933.

De acordo com a narrativa, Davis Hogue (este era seu nome completo) escondia garrafas de uísque em troncos de cedros para que alguns amigos pudessem encontrar a bebida – estaria aqui a ‘inspiração’ para criar a bebida.

“Sempre me senti atraída pelo poder e pela confiança que sinto ao beber uísque de qualidade e queria convidar mais pessoas a experimentar essa sensação”, disse Beyoncé, que diz preferir uísques japoneses aos escoseses. “Quando descobri que meu bisavô tinha sido um moonshiner, senti que meu amor pelo uísque era parte de meu destino.”

O SirDavis é um Rye Whiskey, com 51% de centeio e 49% de malte de cevada. O envelhecimento é feito em duas etapas, primeiro em barris de carvalho americano e, em seguida, em recipientes de xerez. O teor alcoólico é de 44%.. Não é filtrado a frio nem inclui corante caramelo.

Mesmo antes do lançamento, a bebida foi apresentada a concursos internacionais de bebidas. Ganhou o prêmio Best In Class for American Whiskey do SIP Awards de 2023, superando mais de 100 outras inscrições na categoria. Também obteve uma Medalha de Ouro, com 95 pontos, no New York International Spirits Competition de 2023 e uma classificação de 93 pontos no Ultimate Spirits Challenge de 2023.

O marketing, como de hábito, caprichou ao descrever o paladar: ‘as laranjas picantes de Sevilha misturam-se com uvas passas suaves e acariciadas pelo sol, enquanto as especiarias escaldantes de cravo, canela e gengibre brincam com notas luxuosas de açúcar Demerara e caramelo’.

A poesia também entrou na descrição do paladar, com um ‘caramelo rico e amanteigado seguido por uma variedade de especiarias com canela, cravo e o clássico tempero de centeio na frente, seguido por notas suaves, maltadas e de biscoito entrelaçadas com um tom de saída cítrico e vibrante’.

Ficou com vontade?

A bebida, acondicionada numa belíssima garrafa canelada, chegará ao mercado internacional no começo de setembro. O preço nos Estados Unidos é de 89 dólares – o que quer dizer que, se chegar ao Brasil, vai sair por bem mais de 500 reais, considerando o imposto.

Vale, para quem é fã de uísque, pela originalidade.

Veja o post que a Beyoncé fez no Instagram para apresentar a bebida.

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