Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Você tem de seguir! Humorista revela a essência dos botecos populares do interiorzão do Sul do Brasil

Reprodução

Explorar a alma de um boteco pode ser bastante desafiador. O gaúcho Francisco Cechin Junior encontrou uma fórmula bem-humorada para mostrar a essência da sociabilidade raiz nacional.

Na pele de seu personagem ‘Chico, O Vendedor Raiz’, o humorista combina piadas inteligentes, frases espirituosas e um olhar atento para apresentar em vídeos curtos sobre bares 100% autênticos em seu perfil no Instagram.

Sua área de atuação na espetacular série Bares pelo Mundo é o interiorzão do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O Chico apresenta suas credenciais na bio: ele afirma ser especialista em brique e analista de ‘bulicho’, que é um regionalismo sulista para bares e mercearias de pequeno porte.

Até o fim de julho, ele havia exibido 52 botecões, trinta da primeira temporada e 22 (até agora) da segunda.

Abaixo, eu até deixo alguns vídeos recentes, mas você consegue assistir a todos no Instagram no Chico, que recomendo fortemente que você siga: @chicovendedorraiz.

O roteiro tem sempre a mesma estrutura, como nos bons esquetes humorísticos.

Ele chega ao local em um carro do século passado e mostra a fachada. Em seguida, com seu sotaque carregado da Serra Gaúcha, o Chico dá um panorama do ambiente e vai pedir a especialidade da casa – sim, todo bar, em qualquer lugar do mundo, tem uma bebida para chamar de sua.

Aqui, no Bares pelo Mundo, é sempre uma cachaça recheada de poesia, muitas vezes servida em embalagens improvisadas. Pode ser a de ‘melado, canela ou bergamota’, a ‘com sassafrás’ ou ainda ‘a de jabuticaba colhidas ao entardecer’.

Em seguida, vai ‘interagir com a turma’, como ele diz. Nesse momento, mostra um pouco mais de sua genuinidade.

Nada de paquera ou decoração ensaiada. Nos botecões explorados pelo Chico prevalecem o relógio com marca de caninha, as folhinhas, as quinquilharias que foram esquecidas, a mesa de sinuca, a cancha de bocha, os recados para organizar o entretenimento (como, por exemplo, ‘para jogar bocha, tem que tomar 1 cerveja, 1 refri ou 1 Samba; se não, paga R$ 3), as frases para coibir o fiado, as jukebox (com música nativista e sertanejo), o carteado…

Em seguida, para finalizar, ele faz a análise final onde destaca algumas das curiosidades do lugar, sempre de forma espirituosa. Pode ser desde de um detalhe inusitado da construção, itens à venda ou algo relacionado ao ambiente do bar. Trabalho completo!

Embora seja um quadro humorístico, o Bares pelo Mundo revela um Brasil despercebido (ou esquecido) dos grandes centros urbanos, que tem um ritmo próprio e não dá tanta bola para comidas gourmet ou coquetéis sofisticados.

Aqui o que vale é a espontaneidade e a singela alegria de tomar uma com os amigos, comer alguma coisa e jogar conversa fora, sem precisar se arrumar para ver e ser visto.

O dia oficial de colocar no ar os episódios da série é a sexta-feira, bem na happy hour, que é para começar o fim de semana no pique apropriado.

Como extras, no YouTube do Chico, O Vendedor Raiz, você vai encontrar pílulas premium, com entrevistas com alguns dos bodegueiros e frequentadores folclóricos. Vale a pena ver.

Veja baixo alguns dos reviews (ou, como diz o Chico: ‘análise, para ti que não fala inglês’):

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts relacionados:

Um rótulo personalizado por IA para deixar seu Blue Label ainda mais exclusivo

Um rótulo personalizado por IA para deixar seu Blue Label ainda mais exclusivo

O uísque Johnnie Walker preparou algo especial para os fãs da marca que visitarem seu espaço imersivo na Princes Street, em Edimburgo, na Escócia, agora em agosto.

Alguns deles terão a chance de utilizar a inteligência artificial para personalizar sua garrafa de Blue Label, a partir de obras de Scott Naismith, premiado artista plástico escocês.

A brincadeira vai funcionar assim. Os participantes respondem a 3 perguntas simples sobre sua relação com Johnnie Walker e um computador vai gerar uma imagem única, que será impressa logo em seguida.

Brahma se inspira no Auto da Compadecida para celebrar o São João

Brahma se inspira no Auto da Compadecida para celebrar o São João

Vale a pena ver o vídeo completo da propaganda que a cervejaria Brama fez para celebrar o São João. Parte de dele é exibido em

Schlitz, a primeira cervejaria gigante dos EUA

Schlitz, a primeira cervejaria gigante dos EUA

Quem conhece bem a história da cerveja sabe a força do sobrenome germânico Schlitz. O alemão Joseph Schlitz veio para os Estados Unidos aos 20

Como foi o desafio de escolher as melhores cachaças do Brasil

Como foi o desafio de escolher as melhores cachaças do Brasil

Nada representa tão bem a brasilidade etílica como a cachaça. Há dezenas de milhares de alambiques espalhados por todos os estados brasileiros, explorando toda as

Licor de uísque irlandês Baileys ganha embalagem sustentável de papel

Licor de uísque irlandês Baileys ganha embalagem sustentável de papel

Devagar, a indústria de bebidas alcoólicas vai buscando caminhos mais sustentáveis para comercializar seus produtos.

Os fabricantes do famoso licor de creme irlandês Baileys começaram a testar uma inovadora embalagem.

Trata-se de uma garrafa de fibra moldada a seco, feita 90% de papel, com selo de alumínio e um fino revestimento de plástico, que não precisa ser separado antes da reciclagem.