As bebidas zero álcool, passo a passo, conquistam cada vez mais consumidores por toda a parte. É um caminho sem volta.
Marcas globais têm se dedicado e melhorar seus produtos e traçar estratégias para conquistar um público enorme, que engloba desde quem evita álcool por razões religiosas até os que não podem beber por questões médicas ou simplesmente aqueles que vão ter de pegar o carro depois de uma festa.
Até a conservadora e cautelosa Guinness acelerou seus planos. A Diageo, a dona na marca, anunciou no início de setembro que vai começar a distribuir o chope sem álcool da clássica cerveja para pubs de toda a Inglaterra, depois de ficar satisfeita com testes iniciais realizados em bares da Irlanda.
O site da empresa garante que o líquido tem o mesmo sabor suave, perfeitamente equilibrado e a cor escura única da Guinness.
A bebida, ainda de acordo com informações oficiais, tem os mesmos ingredientes (água, cevada, lúpulo e levedura). O processo de filtragem a frio remove cuidadosamente o álcool, sem ‘estresse térmico’, protegendo sua integridade e características de sabor e textura.
A intenção é também comercializar a Guiness 0.0 durante os jogos da Premier League, da primeira divisão do futebol da Inglaterra – a marca fechou um contrato de 4 anos com a liga para ser a Cerveja Oficial da Premier League e também a Cerveja Sem Álcool Oficial da Premier League. O objetivo nesta ação é incentivar o consumo responsável nos estádios.
O esporte tem sido um dos campos de batalha preferidos das cervejas livres de álcool.
A Corona Cero (com ‘c’ mesmo, em espanhol), por exemplo, se tornou uma das patrocinadoras oficiais dos Jogos Olímpicos até 2028, incluindo as competições em Los Angeles.
O Arsenal, clube da Premier League, foi atrás de um fornecedor oficial de cerveja sem álcool, passando a incluir a americana Athletic Brewing Company como sua patrocinadora oficial.
No Brasil, entre outras iniciativas, a cervejaria Heineken realizou em junho um evento no Parque Villa-Lobos para conectar a Heineken 0.0 com um público mais fitness. A ação de marketing incluiu treinos de corrida e de futebol.
A esperança agora é para que nenhuma cervejaria tenha a ‘genial’ idade de tirar de linha as versões alcoólicas que a gente tanto gosta.