Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como foi o desafio de escolher as melhores cachaças do Brasil

Nada representa tão bem a brasilidade etílica como a cachaça.

Há dezenas de milhares de alambiques espalhados por todos os estados brasileiros, explorando toda as possibilidades e variedades do destilado feito a partir de cana de açúcar.

Os organizadores da Cúpula da Cachaça têm entre suas missões o gigantesco desafio de escolher, a cada dois anos, os melhores rótulos do Brasil.

Sim, não é uma tarefa fácil – e nem isenta de críticas.

A eleição mais recente ocorreu em maio de 2024, em sua sexta edição.

Tudo foi feito de modo criterioso, assim como devem ser os escrutínios mais importantes.

A primeira fase foi o voto popular, com votação aberto no site da entidade, que surgiu há 10 anos para valorizar a ‘água que passarinho não bebe’. Foram exatos 52.966 votantes.

Em uma segunda etapa, as 150 pingas mais votadas foram avaliadas por um grupo de 20 especialistas sem vínculos formais com empresas produtoras.

O grupo de experts apontou as 50 mais representativas, de nove estados diferentes, para a fase final: uma degustação às cegas, realizada em taças ISO, com garrafas padronizadas e ficha própria.

Aí entraram em campo os 13 integrantes e fundadores do Cúpula da Cachaça. Em um evento de cúpula, eles avaliaram cada uma delas em 3 categorias: as branquinhas, que não passam por madeira; as amarelinhas, armazenadas e envelhecidas e as variedades premium e extra premium.

Os três campeões foram, respectivamente, a paraibana Nobre Cristal, da cidadezinha de Cruz do Espírito Santo; a mineira Bem Me Quer Amburana, de Pitangui, e a pernambucana Sanhaçu Soleira, de Nhã Grande (veja abaixo a carinha de cada uma delas).

Um de cada estado, comprovando a amplitude cultural do ‘óleo-de-cana’

Confira o resultado completo com as notas no site da Cúpula da Cachaça: https://www.cupuladacachaca.com.br/vi-ranking-cupula-da-cachaca-resultado-oficial/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts relacionados:

Pronto: uísque com gelo redondo. E tem outros formatos, se preferir.

Pronto: uísque com gelo redondo. E tem outros formatos, se preferir.

O detetive Conrad convivia com um constante contratempo nas páginas no livro O Jardim do Diabo, o primeiro romance do escritor Luis Fernando Veríssimo (que, diga-se de passagem, contava com os inspetores Macieira e Henessy, como os conhaques).

A única bebida que ele aceitava tomar era o clássico uísque escocês Glenvilet com gelo redondo. O scotch ele até encontrava nos bares onde circulava, entre Londres ou Nova York. Só que o gelo redondo era bem mais raro.

Gim premium japonês será produzido em destilaria neutra em carbono

Gim premium japonês será produzido em destilaria neutra em carbono

O cuidado em se alinhar com as preocupações ambientais começa, aos poucos, a aparecer na indústria de bebidas. A produtora japonesa do gim premium KI

Ballantine’s celebra John Lennon e Elton John em garrafas exclusivas

Ballantine’s celebra John Lennon e Elton John em garrafas exclusivas

Dois gênios da música mundial receberam uma homenagem em grande estilo do uísque Ballantine’s.

John Lennon e Elton John foram escolhidos para a ampliar a galeria da True Music Icons, que surgiu para festejar artistas que criaram um legado na cultural musical global.

Os autores de Imagine e Rocket Man serão temas de garrafas personalizadas, em edições limitadas. Os produtos estarão disponíveis para a venda em 23 de setembro.

Eles se juntaram às bandas AC/DC e Queen, escolhidas no ano passado para estrear essa espécie de panteão do rock pop da marca escocesa.

O líder dos Beatles, assassinado em 1980 em Nova York, será lembrado no recipiente com seu logotipo oficial e um autorretrato.

Garrafas de uísques ganham versão com tijolinhos tipo Lego

Garrafas de uísques ganham versão com tijolinhos tipo Lego

Eis um mimo que pode interessar apreciadores de boas bebidas alcoólicas: garrafas de rótulos famosos construídas com tijolinhos de Lego.

São seis modelos de fácil montagem. Você pode optar pelos uísques americanos Jack Daniel’s e Marker’s Mark, pelo uísque canadense Crown Royal, pelo conhaque francês Henessy ou pelas tequilas mexicanas Don Julio e Patrón.

Até tu, Guinness? Chega aos pubs ingleses a versão sem álcool da stout irlandesa

Até tu, Guinness? Chega aos pubs ingleses a versão sem álcool da stout irlandesa

As bebidas zero álcool, passo a passo, conquistam cada vez mais consumidores. É um caminho sem volta.

Marcas globais têm se dedicado e melhor seus produtos e traçar estratégias para conquistar um público enorme, que engloba desde quem evita álcool por razões religiosas até os que não podem beber por questões médicas ou simplesmente aqueles que vão ter de pegar o carro depois de uma festa.

Até a conservadora e cautelosa Guinness acelerou seus planos. A Diageo, a dona na marca, anunciou no início de setembro que vai começar a distribuir o chope sem álcool da clássica cerveja para pubs de toda a Inglaterra, depois de um teste bem sucedido em alguns bares da Irlanda.