Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como foi o desafio de escolher as melhores cachaças do Brasil

Nada representa tão bem a brasilidade etílica como a cachaça.

Há dezenas de milhares de alambiques espalhados por todos os estados brasileiros, explorando toda as possibilidades e variedades do destilado feito a partir de cana de açúcar.

Os organizadores da Cúpula da Cachaça têm entre suas missões o gigantesco desafio de escolher, a cada dois anos, os melhores rótulos do Brasil.

Sim, não é uma tarefa fácil – e nem isenta de críticas.

A eleição mais recente ocorreu em maio de 2024, em sua sexta edição.

Tudo foi feito de modo criterioso, assim como devem ser os escrutínios mais importantes.

A primeira fase foi o voto popular, com votação aberto no site da entidade, que surgiu há 10 anos para valorizar a ‘água que passarinho não bebe’. Foram exatos 52.966 votantes.

Em uma segunda etapa, as 150 pingas mais votadas foram avaliadas por um grupo de 20 especialistas sem vínculos formais com empresas produtoras.

O grupo de experts apontou as 50 mais representativas, de nove estados diferentes, para a fase final: uma degustação às cegas, realizada em taças ISO, com garrafas padronizadas e ficha própria.

Aí entraram em campo os 13 integrantes e fundadores do Cúpula da Cachaça. Em um evento de cúpula, eles avaliaram cada uma delas em 3 categorias: as branquinhas, que não passam por madeira; as amarelinhas, armazenadas e envelhecidas e as variedades premium e extra premium.

Os três campeões foram, respectivamente, a paraibana Nobre Cristal, da cidadezinha de Cruz do Espírito Santo; a mineira Bem Me Quer Amburana, de Pitangui, e a pernambucana Sanhaçu Soleira, de Nhã Grande (veja abaixo a carinha de cada uma delas).

Um de cada estado, comprovando a amplitude cultural do ‘óleo-de-cana’

Confira o resultado completo com as notas no site da Cúpula da Cachaça: https://www.cupuladacachaca.com.br/vi-ranking-cupula-da-cachaca-resultado-oficial/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts relacionados:

Champanhe na arquibancada: um desafio em Wimbledon

Champanhe na arquibancada: um desafio em Wimbledon

O torneio de tênis mais clássico do circuito profissional, mesmo de com sua plateia elegante, sofre com a falta de etiqueta de seus espectadores.

No caso específico, a insistência de abrir garrafas de champanhe durante as partidas, realizadas nas clássicas quadras dos arredores de Londres.

O dia em que uma caipirinha curou a ressaca de Sherlock Holmes

O dia em que uma caipirinha curou a ressaca de Sherlock Holmes

Há algumas versões sobre a origem da caipirinha, patrimônio nacional dos coquetéis.

A mais confiável é a do historiador, sociólogo e folclorista potiguar Câmara Cascudo que a bebida foi criada pelos fazendeiros de café do interior de São Paulo como um drinque para festas de alto padrão.

Apesar da origem nas classes mais abastadas, a receita se popularizou por outras regiões do estado por causa do baixo custo e da facilidade de s encontrar os ingredientes.

No fim do século XIX era a bebida paulista símbolo, antes mesmo de começar a consumida em outras regiões do país – e talvez daqui dê para puxar o fio da meada do nome pelo qual ficou conhecida.

Mais famoso clube de uísque do mundo reabre bar na Escócia após reforma de R$ 3 milhões

Mais famoso clube de uísque do mundo reabre bar na Escócia após reforma de R$ 3 milhões

O The Scotch Malt Whisky Society é o mais famoso clube de uísque do mundo, com mais de 37.000 membros de mais de vinte países.

Schlitz, a primeira cervejaria gigante dos EUA

Schlitz, a primeira cervejaria gigante dos EUA

Quem conhece bem a história da cerveja sabe a força do sobrenome germânico Schlitz. O alemão Joseph Schlitz veio para os Estados Unidos aos 20

Grandes conhaques do mundo celebram os 175 anos da Harrods, de Londres

Grandes conhaques do mundo celebram os 175 anos da Harrods, de Londres

Duas das mais tradicionais (e melhores) casas de conhaque do mundo lançaram edições limitadas para celebrar os 175 anos da Harrods, a mais famosa loja de departamento de luxo de Londres.

Os presentes para os consumidores do varejista premium foram preparados pela Hennessy, fundada em 1765, e da Courvoisier, de 1835.

Ao lado da Martell (de 1715) e da Rémy Martin (de 1724), elas formam o clássico quarteto de destiladores de uva de Cognac, região localizada a cerca de 500 quilômetros de Paris.